Personalidade - Conceito, o que é, Significado

PersonalidadeCada ser humano é único e exclusivo, existem muitas pessoas no mundo, no entanto, não há duas pessoas que sejam iguais. Cada ser humano tem o seu encanto pessoal, ou seja, sua maneira de ser, um caráter exibido através da personalidade. Para conhecer de verdade uma pessoa é importante dedicar um tempo em um relacionamento com o objetivo de compreender melhor a personalidade dessa pessoa, ou seja, conhecer seus valores, seus pontos de vista, suas atitudes e seu modo de ser. Compreender uma pessoa de verdade é um processo complexo, pois, deve-se partir do princípio que cada ser humano está em processo de evolução constante. Isto é, hoje você é o mesmo que ontem, mas ao mesmo tempo, você é diferente.

A formação da personalidade envolvem diversos fatores, por exemplo, a formação recebida, a influência da família na infância, o meio social, entre outros, mas há também fatores internos. Cada ser humano pode comportar-se diferente para o mesmo fato, pois todo o ser humano vive a realidade de acordo com a sua personalidade e que está marcada por seus pensamentos, sentimentos e ações concretas.

A maneira de pensar, ou seja, a forma de interpretar a realidade representa a parte intrínseca da personalidade, uma parte que é pessoal e intransferível. No tanto, nenhum ser humano pode ter acesso ao mais íntimo do pensamento de outro ser humano. Por outro lado, as ações representam a parte externa da personalidade, as ações são visíveis, ou seja, são observáveis e podem ser vistas por outra pessoa. Desta forma, as ações também são reflexo do pensamento interno de uma pessoa sempre que haja coerência entre pensamento, sentimento e ação (as pessoas também podem cair em várias contradições).

É importante ressaltar que as relações sociais são muito importantes para o desenvolvimento da personalidade adulta porque todo o ser humano aprende e se aperfeiçoa em contato direto com os outros. Na verdade, a personalidade de um ser humano é uma personalidade social, no entanto, de um ponto de vista mais específico, existem pessoas que são mais solidárias do que as outras.

Através da introspecção qualquer pessoa pode se conhecer melhor e ao próximo também com o objetivo de potencializar seus pontos fortes e minimizar os pontos fracos, identificando assim as áreas de melhoria. Além disso, deve-se também educar seu caráter para ser mais feliz consigo mesmo, pois isso é a base para ter um bom relacionamento com os outros.

No campo das relações sociais pode ocorrer que duas pessoas de personalidades diferentes sejam atraídas por essa diferença que é enriquecedora. Mas também pode acontecer que a afinidade seja uma forma de união entre dois amigos.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: