Beleza - Conceito, o que é, Significado

A beleza é um conceito que se refere a tudo aquilo que se mostra atrativo, sugestivo e nos desperta uma intensa emoção. Nossos sentidos percebem as formas, as cores e as sensações, sendo que algumas delas são consideradas belas.

O belo é algo que apresenta alguma peculiaridade especial e chama nossa atenção. Este algo pode ser a harmonia, o equilíbrio, a aparência chamativa ou qualquer outro elemento.

A beleza está estreitamente relacionada com as diferentes expressões artísticas

Há beleza em algumas composições musicais, imagens, palavras ou construções. Na verdade, a função única da arte é criar beleza através de uma técnica e de certos elementos. A arte é uma linguagem, um meio de expressão e suas coordenadas giram em torno do belo. Além do mundo da arte, dentro da natureza podemos encontrar elementos e estruturas com alto grau de beleza.

O belo tem um componente relativo, pois o que para alguns pode ser belo para outros pode não ser. Em todo caso, é uma ideia universal mesmo com cada cultura tendo seus próprios critérios e avaliações.

A beleza é um conceito que tem evoluído e está inserido na moda e no contexto cultural de uma época

Dentro da linguagem e da cultura a beleza está presente em diversas áreas: nos concursos de beleza, nos segredos e truques para manter-se bela, na contemplação dos museus, nos fóruns de debates sobre manifestações, blogs, etc. De alguma forma, o mundo está dividido entre aquilo que parece ou não belo. O oposto de belo nos causa repulsa e rejeição. Entretanto, a divisória entre essas duas realidades é em certas ocasiões obscura e imprecisa.

Muitas vezes avaliamos a realidade, os objetos e as pessoas em função do grau de beleza

Sabemos que isso pode ser injusto em certas ocasiões, mas uma coisa é a moralidade de uma ação e outra bem diferente é a emoção que sentimos ao observar algo.

O mundo da beleza é tão amplo e complexo que há uma disciplina que tenta explicar todas essas dimensões: a estética. Este conhecimento aborda a beleza como uma ideia e analisa sua magnitude, sentidos e expressões.

Desde os tempos mais remotos, o ser humano não deixa de discutir sobre a beleza, de buscá-la e criá-la. Pode-se dizer que a beleza é uma necessidade, um impulso a um estímulo misterioso por conectar-se a elementos que incorporam uma ordem especial. Há algo inquestionável, uma espécie de enigma fascinante que não pode ser revelado, mas que continua nos atraindo.

Imagem: iStock. Paul Piebinga

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: