Conceito » Cultura » Shinigami

Shinigami - Conceito, o que é, Significado

Shinigami é um termo japonês que se refere aos deuses ou espíritos sobrenaturais que levam os homens a cometer suicídio.

Na cultura popular japonesa

Na maioria das civilizações e culturas existem seres ou deuses associados à morte. Vale lembrar que as parcas da mitologia romana, as moiras da mitologia grega e as normas da mitologia nórdica são seres que controlam o destino dos homens e condicionam a vida e a morte. Na cultura mexicana, a personagem Catrina é a personificação da morte.

Convidam à morte porque acreditam que chegou o momento da pessoa abandonar a vida ou então por querer apoderar-se da alma da pessoa.

Do ponto de vista histórico, acredita-se que o conceito shinigami apareceu na cultura japonesa no século XVIII, quando as crenças ocidentais se uniram com a visão da morte no xintoísmo e no taoísmo japonês.

Em alguns relatos da literatura japonesa estas criaturas são descritas como espíritos de pessoas mortas que influenciavam as vivas para o suicídio. Por outro lado, segundo uma das superstições populares mais conhecidas no Japão, antes de sair à noite na rua é necessário tomar chá ou comer um prato de arroz, pois do contrário, pode-se receber a visita de um shinigami.

No mundo anime tem um papel importante

Este tipo de crença foi introduzido na literatura japonesa atual, nos jogos de videogame e de forma especial na cultura anime e no mangá. No mundo anime aparecem com aspecto humano e por este motivo não são identificados facilmente. Estes deuses da morte são transformados em personagens protagonistas das histórias animes.

Alguns dos shinigamis mais famosos são Ryuk, Ichigo Kurosaki, Zarame e Momo. Cada um deles tem uma personalidade definida e uma forma especifica de castigar os humanos. No caso de Momo, ele se apresenta com uma aparência de criança, vestido de branco e carregando uma foice, acompanhado de um gato preto chamado Daniel.

Em certas ocasiões estas figuras estão diretamente relacionadas ao suicídio

No Japão as taxas de suicídio são muito elevadas em comparação com outros países. Para os japoneses são uma espécie de demônios que incitam as pessoas para acabar com suas vidas.

Através dos seus poderes, os shinigamis se apoderam da mente dos homens e provocam emoções negativas que os levam finalmente a cometer o trágico ato.

Imagem: Fotolia. chainat

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: