Conceito » Cultura » Ubersexual

Ubersexual - Conceito, o que é, Significado

O termo ubersexual se refere a um estereotipo masculino que engloba um conjunto de aspectos relacionados com a imagem pessoal, caráter e estilo de vida. Seu nome provém da raiz alemã uber, que significa sobre ou em cima.

Um perfil geral

Este tipo de homem transmite segurança em si mesmo e possui um estilo próprio. Trata-se de um individuo que cuida de sua imagem e se interessa por moda, mas sem ser exagerado.

Geralmente é um homem que pratica esportes e mesmo assim não é obcecado por sua musculatura. Normalmente se veste de maneira elegante e ao mesmo tempo ocasional. No entanto, seu look casual não é algo improvisado ou espontâneo, mas sim muito bem estudado.

A gíria das tendências costuma dizer que o ubersexual já desbancou o metrossexual

O arquétipo de homem ubersexual tem substituído outro, o metrossexual. Um homem metrossexual cuida de sua aparência de maneira meticulosa. Normalmente depila o corpo, utiliza cremes para hidratar a pele, faz as unhas e emprega todo tipo de assessório em sua vestimenta. Pode-se dizer que o metrossexual é um narcisista de passarela, enquanto que o ubersexual é um homem seguro de si mesmo que não precisa chamar a atenção.

Deve-se ressaltar que tanto a metrossexualidade como a ubersexualidade não têm relação com a orientação sexual, de modo que ambos os estereótipos podem ser heterossexuais, homossexuais ou bissexuais.

A nova masculinidade e o precedente histórico de dandy

Termos como estes são neologismos que foram recentemente incorporados à linguagem cotidiana. Ambos os conceitos expressam uma nova visão sobre a masculinidade tradicional. Durante séculos os homens foram considerados machos e másculos quando não se importavam com o cuidado do seu corpo, caso contrário, eram chamados de homossexuais.

Embora os metrossexuais e os ubersexuais sejam protótipos masculinos relativamente recentes, não podemos esquecer que no século XIX surgiu na Europa um arquétipo diferente do macho tradicional, o dandy. O protagonista do romance "O Grande Gatsby", de F. Scott Fitzgerald, é o paradigma de dandy, que se caracterizou por sua aparência impecável e por estar sempre vestido na última moda.

Imagem: Fotolia. Andrey Kiselev

Relacionados:

  1. Boêmio
  2. Drag Queen
  3. Hotel Boutique
  4. Friki
  5. Tédio
  6. Dinkis
  7. Antropologia
  8. Misandria
  9. Misantropia
  10. Customizar