Veda (escritura religiosa) - Conceito, o que é, Significado

O veda é uma das escrituras religiosas mais antigas da humanidade. O conjunto destas escrituras é fonte da espiritualidade e do patrimônio cultural da Índia. Para os hindus, os vedas formam a origem dos seus valores filosóficos, culturais e sociais.

A mensagem dos vedas tem relação com a ioga, com a medicina natural, com a gastronomia, a música e o conjunto das tradições indianas. A palavra veda em sânscrito significa precisamente saber.

Aspectos significativos dos textos vedas

Os vedas são textos sagrados que foram elaborados durante o período védico, mais aproximadamente 1500 anos antes de Cristo.

Estes textos são basicamente hinos religiosos dedicados a todas as divindades e agrupados em estrofes, também conhecidas como mandalas. Cada um foi escrito por um grupo de sacerdotes, poetas ou sábios que foram inspirados por várias divindades.

Existem quatro modalidades de vedas: o Rig-Veda (hinos dedicados ao Deus dos relâmpagos e ao Deus do fogo, assim como a exaltação da natureza); o Sama-Veda (espécie de guia prático para o sacerdote); o Yajur-Veda (orações relacionadas a sacrifícios e rituais) e o Atharva-Veda (que contêm feitiços e normas relacionadas à vida cotidiana, ao amor e à família).

Os vedas têm um objetivo específico: dirigir-se aos deuses para que os humanos obtenham segurança e sabedoria.

A religião védica

Os diversos textos vedas são o fundamento da religião védica. Esta religião é politeísta. Assim, Agni é o Deus do fogo, Surya simboliza o sol, Vary se identifica com o vento e assim por diante. As divindades têm o controle da natureza, uma questão que obriga os homens a buscar uma boa relação pessoal com todos os deuses e deusas.

Na religião védica a vida humana depende de uma ordem cósmica estabelecida. Desta maneira, tudo o que existe (o cosmos) está relacionado a uma ordem e ao equilíbrio. Esta ideia pode ser explicada metaforicamente através da crença da vaca sagrada: a vaca é o símbolo da generosidade da natureza em seu conjunto.

O ser humano deve respeitar a ordem e o equilíbrio do universo, assim esta harmonia é conhecida por uma palavra: rita.

Os fiéis afirmam que a rita deve ser mantida acima de tudo e para que isso seja possível é necessário realizar uma série de sacrifícios e rituais. Na atualidade um dos rituais vigentes da Índia é a incineração dos mortos, uma prática cuja origem se encontra nos textos védicos.

Imagem: Fotolia. studiostoks

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: