O ser humano é aquele que tem a experiência do mundo pelo fato de viver no mesmo e de sua relação com o ambiente. Isto é, a experiência mostra a capacidade que um indivíduo tem de viver. Entretanto, o tipo de experiência pode ser diferente em função do seu próprio objetivo.
As experiências que estão relacionadas à divindade recebem o nome de experiência religiosa. Nela o sujeito estabelece uma relação com a realidade espiritual. O êxtase religioso pode mostrar uma experiência religiosa. Do mesmo modo que conversar sobre uma religião específica também mostra uma experiência íntima e exclusiva.
Trata-se de uma experiência profunda, mas também complexa uma vez que o ser humano pode se sentir transtornado por uma vivência de dificuldades ao expressar-se com as palavras, levando em conta que a linguagem é limitada.
A experiência religiosa é uma vivência íntima com Deus, uma proximidade à essência divina que marca um ponto de inflexão em sua vida pessoal.
Não é necessário pensar em um fato extraordinário para falar de uma experiência religiosa. Uma pessoa que, em seu dia a dia, tem fé em Deus pode ter a experiência da presença de Deus em sua vida. A experiência religiosa é uma vivência muito íntima, mas pode ocorrer de uma pessoa compartilhar suas experiências com outra que tem certa desconfiança. Este tipo de experiência não é observado de forma externa.
De um ponto de vista geral, também pode receber o nome de experiência religiosa a atitude de um ser humano que busca o valor da transcendência em sua vida. Uma busca pela espiritualidade que parte da capacidade do ser humano em fazer perguntas relacionadas à sua vida, morte e à existência de um ser superior.
Uma busca pelo verdadeiro que traz um sentido concreto para sua existência. Esta busca está vinculada ao silêncio, já que muitos espaços destinados à oração e ao culto estão contextualizados em um ambiente de silêncio para marcar distância do barulho do mundo. Este fato se mostra claramente na meditação permitindo a introspecção e a busca pela verdade.
Imagem: iStock, kieferpix
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2016). Conceito de Experiência Religiosa. Em https://conceitos.com/experiencia-religiosa/. São Paulo, Brasil.