Valor Absoluto - Conceito, o que é, Significado

O conceito valor absoluto pode ser aplicado em duas áreas do conhecimento: a matemática e a ética. Por outro lado, na linguagem cotidiana, a ideia de valor absoluto expressa algo que tem validade por si só e não por outras circunstâncias, por exemplo, o dinheiro tem um valor dado por nós, mas o respeito à vida tem um valor absoluto por si só.

Na matemática

Em relação à aritmética, o valor absoluto de qualquer número se refere a sua magnitude e não ao sinal que pode ter, seja ele positivo ou negativo.

Assim, o valor absoluto de -2 ou +2 é o mesmo número 2. Vale destacar que todos os números exceto o 0 (zero) são positivos ou negativos, mas o valor absoluto de um número é sempre positivo. Em termos matemáticos, o valor absoluto é uma operação que permite qualquer número tornar-se positivo.

Em relação à anotação do valor absoluto de um número, aparece um valor X entre duas barras verticais.

Na reflexão ética se aborda o debate entre os valores absolutos e os valores relativos

Quando se fala em valores, fazemos referência ao tipo de comportamento, generosidade e sacrifício.

Os valores da sociedade estão mudando com o passar do tempo, por outro lado, em cada tradição cultural há certos tipos de valores e em não outros. Consequentemente, estamos diante de valores relativos. Assim, os valores dependem das circunstâncias sociais ou históricas. Neste sentido, a tolerância, a cooperação e a solidariedade são valores inconstantes que dependem das circunstâncias ou das opiniões de cada indivíduo.

Princípios éticos universais

Quando os filósofos se referem aos valores absolutos ou princípios éticos universais procuram destacar certos ideais comuns a todas as culturas, em todos os momentos e para a humanidade em seu conjunto. Consequentemente, estes ideais ou valores são universais. Assim, certas formas de comportamento são consideradas universais porque, apesar de alguns aspectos ou apreciações, pode-se afirmar que sempre estiveram presentes na condição humana.

A justiça como valor ético vem se transformando, mas o que não mudou ainda é a ideia de justiça. O mesmo vale para o amor, para a verdade ou liberdade. Todos estes conceitos podem variar em sua manifestação, mas ao mesmo tempo são eternos, isto é, são valores absolutos.

Imagem: Fotolia. 13fosgen

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: