Conceito » Ciência » Energética

Energética - Conceito, o que é, Significado

Etimologicamente a palavra energia vem do grego energeia e através dela se transmite a ideia de capacidade de ação ou força. Como se sabe, a energia não se cria nem se destrói, apenas se transforma. Assim, a eletricidade se transforma em frio, o calor em gás, o petróleo em movimento e até mesmo o que comemos se torna uma forma de energia.

Definir com precisão a ideia de energia é complexo, pois se trata de uma ideia abstrata. Pode-se dizer que se trata de uma medida que serve para explicar como ocorre algo, desde um simples movimento do corpo humano até a emissão de luz solar, passando por qualquer fenômeno da natureza.

Se focarmos na energética, podemos dizer que este é um conceito que apresenta inúmeros significados e sentidos.

A energética é uma disciplina científica baseada nas leis da termodinâmica

Na natureza como um todo, interagem sistemas complexos na qual os gases, os sólidos e os ímãs têm participação. A termodinâmica procura prever como age a energia em todos os sistemas.

Existem quatro princípios ou leis da termodinâmica

1) O primeiro princípio afirma que: quando dois sistemas se encontram em equilíbrio em relação a um terceiro sistema, o último também se encontra em equilíbrio.

2) A lei energética de calor afirma que se um sistema troca calor com outro, a energia interna do sistema isolado permanece constante e, portanto, o calor é a energia que precisa de um sistema para compensar as diferenças entre o trabalho e a energia interna .

3) A terceira lei se refere a entropia, que é uma magnitude física que mede a parte da energia que não pode ser usada para produzir força.

4) A quarta lei afirma que a temperatura de zero absoluto é um limite que não pode ser alcançado (o zero absoluto é a temperatura teórica mais baixa possível, isso significa que as partículas sujeitas a esta temperatura hipotética carecem de movimento).

Eficiência energética

O consumo das diferentes fontes de energia não renovável, tais como o petróleo e seus derivados ou o carvão, permite os processos industriais e todo tipo de ação na vida cotidiana. No entanto, isto provoca um efeito poluente sobre o ambiente. Para reduzir este impacto negativo, deve-se reduzir o consumo de energia. As medidas adotadas se referem precisamente à eficiência energética.

Psicologia energética

Trata-se de uma disciplina baseada nos princípios da medicina tradicional chinesa. Neste sentido, concebe ao ser humano como algo global. Assim, quando a energia física e mental não se canaliza corretamente ocorre um transtorno emocional. Em outras palavras, as várias emoções que sentimos são resultado de uma série de alterações energéticas.

Imagem: Fotolia. elenamedvedeva

Relacionados:

  1. Termodinâmica
  2. Energias Limpas
  3. Energia Cinética
  4. Energia
  5. Energia Solar
  6. Energia Geotérmica
  7. Energia Térmica
  8. Fontes de energia
  9. Energia Potencial
  10. Biossíntese