Expressão - Conceito, o que é, Significado

ExpressaoDenomina-se expressão a toda manifestação de uma determinada situação ou circunstância. O termo é utilizado principalmente na manifestação do interior anímico de um ser humano. Desta forma se refere a diversos modos de expressão que explicam as possibilidades do homem em mostrar sua forma de pensar, sentir e experimentar. Um exemplo típico é representado pela arte que aborda vários meios técnicos. No entanto, pode-se dizer que a vontade de expressar-se no homem é uma tendência característica de sua natureza e que se efetua em qualquer meio ou circunstância. Este tipo de inclinação se desenvolve especialmente graças à capacidade de comunicar-se através de palavras, mas que também se consegue através da linguagem corporal quando se interage com o outro.

Como sugerido, um dos principais meios de expressão do homem tem sido a linguagem. Esta é uma habilidade natural do homem que garante a possibilidade de comunicar-se com alto grau de abstração; é impossivel pensar no surgimento do ser humano sobre a face da Terra sem esta habilidade. Após o desenvolvimento da escrita, surgiu esta possibilidade com o desenvolviemento de uma das artes mais destacadas da história: a literatura. Neste momento, o homem passou a expressar-se de maneira mais refinada e deu início ao desenvolvimento das belas artes. Assim, a vontade de expresão refletiu no desenvolvimento e na execução das mais variadas técnicas como a música, a pintura, a arquitetura, a escultura e a já mencionada literatura. Todas estas artes tem como finalidade explicar o interior latente do ser humano e, por isso, tem conseguido um alto grau de refinamento em tão pouco tempo, como por exemplo, a sofisticação de Grécia clássica.

Com o tempo surgiram outros meios de expressão, porém um dos mais recentes e de maior êxito é sem dúvidas o cinema. De fato, ele surgiu aproximadamente há um século e logo brilhou devido à evolução técnica, circunstância que com certeza se aprofundará ainda mais no futuro.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: