Conceito » História » Guerra dos Sete Anos

Guerra dos Sete Anos - Conceito, o que é, Significado

Na história do continente europeu houve muitos conflitos militares entre as principais potências. A Guerra dos Sete Anos ocorreu entre 1756 e 1763 e envolveu o confronto de dois blocos de nações: a Prússia e a Grã-Bretanha contra a França, a Áustria e seus aliados, principalmente a Rússia e a Espanha.

Causas do conflito e campos de ação

Um dos principais motivos que desencadeou o confronto foi o desejo da Áustria de conquistar o território da Silésia e a consequente oposição da Prússia. Por outro lado, a França e a Grã-Bretanha rivalizavam pelos domínios coloniais, como o território da atual Índia e do continente americano.

Além dos interesses territoriais entre as nações, deve-se destacar que o conflito foi motivado também por motivos religiosos, pois havia uma tensão latente entre os protestantes britânicos e os reformistas nos domínios coloniais.

Os campos de ação da guerra aconteceram tanto pelo mar como pela terra. França e Grã-Bretanha mediram suas forças navais para controlar as rotas comerciais, paralelamente, Prússia e Áustria se enfrentaram para controlar os territórios que estavam ao leste da atual Alemanha.

Consequências do conflito

A Guerra dos Sete Anos terminou com dois acordos, o Tratado de Paris e o Tratado de Huberturgo. Ambos implicavam uma série de consequências:

1) A França cedeu territórios coloniais na América para a Grã-Bretanha e, em troca, os britânicos cederam o domínio de Guadalupe e Martinica,

2) A Espanha conservou o domínio sobre a Flórida e recuperou o controle da ilha de Menorca que estava ocupada pelos britânicos,

3) os britânicos tiveram que evacuar suas tropas de Cuba e das Filipinas, mas em geral saíram vitoriosos ao impor seu poder na América do Norte.

Independentemente das consequências territoriais, a Guerra dos Sete Anos provocou um aumento da dívida pública tanto na França como na Grã-Bretanha

Ambas as nações impuseram grandes aumentos de impostos, especialmente nas colônias britânicas da América do Norte.

Com o passar do tempo, os altos impostos causaram um profundo mal-estar entre os colonos americanos e esta circunstância foi o elemento que desencadeou a independência dos Estados Unidos uns anos depois.

Alguns historiadores afirmam que a Guerra dos Sete Anos foi na verdade a primeira guerra mundial.

Imagem: Fotolia. gors4730

Relacionados:

  1. Paz Armada (1870-1914)
  2. Guerra Fria
  3. Guerra do Pacífico
  4. Guerra dos Mil Dias
  5. Guerras Púnicas
  6. Crime de Guerra
  7. Batalha de Poitiers
  8. Guerra do Rife
  9. Deportação
  10. Conflito de Interesses