Conceito » História » Guerra dos Sete Anos

Guerra dos Sete Anos - Conceito, o que é, Significado

Na história do continente europeu houve muitos conflitos militares entre as principais potências. A Guerra dos Sete Anos ocorreu entre 1756 e 1763 e envolveu o confronto de dois blocos de nações: a Prússia e a Grã-Bretanha contra a França, a Áustria e seus aliados, principalmente a Rússia e a Espanha.

Causas do conflito e campos de ação

Um dos principais motivos que desencadeou o confronto foi o desejo da Áustria de conquistar o território da Silésia e a consequente oposição da Prússia. Por outro lado, a França e a Grã-Bretanha rivalizavam pelos domínios coloniais, como o território da atual Índia e do continente americano.

Além dos interesses territoriais entre as nações, deve-se destacar que o conflito foi motivado também por motivos religiosos, pois havia uma tensão latente entre os protestantes britânicos e os reformistas nos domínios coloniais.

Os campos de ação da guerra aconteceram tanto pelo mar como pela terra. França e Grã-Bretanha mediram suas forças navais para controlar as rotas comerciais, paralelamente, Prússia e Áustria se enfrentaram para controlar os territórios que estavam ao leste da atual Alemanha.

Consequências do conflito

A Guerra dos Sete Anos terminou com dois acordos, o Tratado de Paris e o Tratado de Huberturgo. Ambos implicavam uma série de consequências:

1) A França cedeu territórios coloniais na América para a Grã-Bretanha e, em troca, os britânicos cederam o domínio de Guadalupe e Martinica,

2) A Espanha conservou o domínio sobre a Flórida e recuperou o controle da ilha de Menorca que estava ocupada pelos britânicos,

3) os britânicos tiveram que evacuar suas tropas de Cuba e das Filipinas, mas em geral saíram vitoriosos ao impor seu poder na América do Norte.

Independentemente das consequências territoriais, a Guerra dos Sete Anos provocou um aumento da dívida pública tanto na França como na Grã-Bretanha

Ambas as nações impuseram grandes aumentos de impostos, especialmente nas colônias britânicas da América do Norte.

Com o passar do tempo, os altos impostos causaram um profundo mal-estar entre os colonos americanos e esta circunstância foi o elemento que desencadeou a independência dos Estados Unidos uns anos depois.

Alguns historiadores afirmam que a Guerra dos Sete Anos foi na verdade a primeira guerra mundial.

Imagem: Fotolia. gors4730

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: