Conceito » Política » Oclocracia

Oclocracia - Conceito, o que é, Significado

A palavra analisada vem do grego e é formada pela raiz chlo, que significa multidão, e por cratos, que equivale a governo. Assim, em seu sentido literal, a oclocracia pode ser definida como o governo da multidão.

A degeneração dos sistemas do governo

Em seu tratado sobre política, o filósofo grego Aristóteles expôs as diversas formas de governo, assim como suas correspondentes versões degeneradas. Apontou que a monarquia poderia acabar em tirania, a aristocracia tem o perigo de tornar-se uma oligarquia e a democracia em demagogia.

Uma das formas de demagogia é mais precisamente a oclocracia. Na demagogia convencional, um político tem a habilidade retórica de manipular o povo, enquanto que na oclocracia são as pessoas que têm palavra e acabam impondo sua vontade. Obviamente, não se trata de uma forma de governo num sentido comum, mas sim de um fenômeno social que se manifesta a partir do momento em que a multidão impõe seus critérios.

Uma breve análise sobre o poder das multidões

No âmbito das democracias atuais, os partidos políticos e as instituições não passam por um bom momento, uma vez que vários setores da cidadania têm receio da política convencional. Assim, de uma maneira mais ampla, as camadas sociais se tornam um novo ator da vida pública.

Milhares de pessoas profundamente desencantadas opinam sobre todo tipo de assunto de interesse geral, embora suas fontes de informação sejam tendenciosas. Mesmo sem estas pessoas terem uma ferramenta política para mudar a realidade, é inquestionável que suas opiniões acabam tendo certo peso na sociedade como um todo. É neste clima social que surge a ideia de oclocracia.

A força das redes sociais tem multiplicado a voz das massas populares desencantadas

As opiniões críticas puramente viscerais, as desqualificações sem nenhum tipo de argumentação e a queixa permanente a tudo são algumas das formas de comunicação que utiliza o cidadão comum para expressar suas ideias e preocupações. O problema dessa corrente social é sua irracionalidade.

Os cidadãos podem e devem participar, opinar ou criticar todos os assuntos de interesse geral, mas seria desejável que suas intervenções fossem algo maior que a simples voz da multidão. Do contrário se faria presente a oclocracia, ou seja, o poder das massas populares.

Em certas ocasiões, esta massa profundamente desiludida encontra um aliado populista pelo caminho. Não há líder populista sem sua multidão correspondente que lhe apoie.

Imagem Fotolia: Multitel

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: