Conceito » História » Batalha de Kadesh

Batalha de Kadesh - Conceito, o que é, Significado

A cidade de Kadesh, também conhecida como Kadehs ou Kinza, está situada atualmente no território da Síria, mais especificamente na zona limítrofe sírio-palestina. Trata-se de um enclave estratégico para as comunicações e já na antiguidade era um lugar muito apreciado por suas terras férteis e por tratar-se de uma área chave para as rotas comerciais.

A batalha de Kadesh ocorreu em 1274 a. C. com o confronto de duas grandes potências: os antigos egípcios e o povo hitita. O líder dos primeiros foi Ramsés II, enquanto que os hititas foram liderados pelo rei Muwatalli.

A disputa por Kadesh, até então cidade do território de Canaã, foi motivada por interesses econômicos relacionados ao transporte de mercadorias.

Não se sabe com certeza quem venceu a batalha de Kadesh

Os egípcios e os hititas tinham a mesma aspiração: controlar o território da Síria para ampliar seus domínios e promover o comércio. Para alcançar este objetivo era necessário ocupar militarmente a cidade de Kadesh.

Conhecemos a informação da batalha através de duas fontes dos antigos egípcios: o poema de Pentaur e os baixos-relevos dos templos de Luxor e Karnak. Assim, sabemos que as tropas de Ramsés II eram formadas por quatro divisões e cada uma contava com o nome de uma divindade.

Calcula-se que o exército egípcio era formado por 20.000 soldados, enquanto que o hitita superava os 30.000. Sabemos que na batalha foram utilizadas forças de cavalaria e carros de combate que eram puxados por dois ou três cavalos. Sabe-se também que ambos os exércitos contavam com mercenários estrangeiros e que utilizavam diferentes estratégias pelos dois bandos. Um elemento que chama a atenção dos historiadores é o fato de que Ramsés II invocou ao deus Amon para conseguir a vitória sobre os inimigos.

Outro dado chamativo é o uso da tecnologia da idade do bronze no campo de batalha

A vitória egípcia foi a versão oficial durante 3000 anos. Na atualidade, acredita-se que o resultado pôde ser um empate ou até mesmo uma vitória dos hititas. Esta controvérsia pode ter uma explicação: Ramsés II queria engrandecer sua figura como mandatário e por este motivo ordenou a seu escriba pessoal para escrever um poema relatando a vitória egípcia.

O poema de Pentaur exalta a vitória de Ramsés II, mas os historiadores especialistas sobre o povo hitita defendem uma tese inteiramente contrária.

O primeiro tratado de paz que possui registros históricos

Apesar de haver duas versões antagônicas sobre o mesmo episódio, existe a certeza de algo: a batalha de Kadesh terminou com um tratado de paz. E este é o primeiro tratado que traz notícias.

Imagem: Fotolia. Bas

Relacionados:

  1. Batalha de Poitiers
  2. Guerra dos Sete Anos
  3. Mar Mediterrâneo
  4. Olmeca
  5. Guerra do Rife
  6. Rio Eufrates
  7. Paz Armada (1870-1914)
  8. Guerras Púnicas
  9. Tríplice Fronteira
  10. Cartel do Narcotráfico