Toxicidade - Conceito, o que é, Significado

Quando uma substância apresenta propriedades nocivas ou perigosas, trata-se de uma substância tóxica e sua capacidade potencial é sua toxidade. Consequentemente, a toxidade de algo (por exemplo, de um metal específico) estabelece que suas propriedades tenham certo perigo, como para a saúde das pessoas, para o desenvolvimento de uma planta ou para a vida dos animais.

Métodos tóxicos para a saúde humana

Metais como mercúrio, chumbo, alumínio, níquel ou arsênico têm certo grau de toxicidade e aos poucos afetam nosso organismo. Estamos expostos a estes metais e cada um deles é potencialmente prejudicial à saúde.

O mercúrio se encontra nos enchimentos de prata utilizados na odontologia ou nas tatuagens e seu acúmulo pode afetar o cérebro, os rins ou o fígado, além de causar desordens imunológicas ou perda da memória. O chumbo se encontra nos jornais, nos alimentos enlatados, em alguns cosméticos, cremes dentais e inseticidas. A exposição a este metal afeta negativamente o cérebro ou o fígado.

O alumínio se encontra nos serviços de água para eliminar resíduos, nas panelas e nas frigideiras. E quando entra em contato com a corrente sanguínea se torna um elemento tóxico podendo provocar acidentes cerebrovasculares, anemia ou problemas de memória.

O níquel se encontra nos utensílios de aço inoxidável de uso caseiro, assim como nas moedas. Seu acúmulo no corpo é uma das causas do câncer e de certas doenças da pele.

O arsênico se encontra na fumaça dos cigarros, nos detergentes, em algumas cervejas e nos mariscos. Seu acúmulo está nos rins ou no fígado podendo causar dores de cabeça, fadiga e confusão mental.

A toxidade do álcool

As bebidas alcoólicas contêm álcool etílico, uma substância com alta toxicidade. Na verdade, a dependência do álcool é muito prejudicial ao nosso organismo. A lista de efeitos nocivos é bem ampla: hipertensão, deficiência de vitaminas, convulsões, anemia, problemas respiratórios, distúrbios do sono, distúrbios gástricos, fraqueza muscular, entre outros.

A toxidade é a disciplina que estuda os efeitos nocivos de algumas substâncias

A toxidade é uma disciplina com inúmeros vínculos em outras áreas, pois tem relação com a medicina legal, a farmacologia e a medicina criminalística.

Os especialistas em toxicologia estudam os efeitos adversos dos xenobióticos, ou seja, substâncias que afetam negativamente o desenvolvimento da vida em geral. O xenobiótico é, portanto, um componente qualquer que coloca em perigo a saúde por sua capacidade poluente e degradada.

Imagem: Fotolia. NLshop

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: