Conceito » Ciência » Mercúrio

Mercúrio - Conceito, o que é, Significado

Mercúrio é um Deus da mitologia romana, assim como é um planeta do sistema solar e um elemento químico da tabela periódica.

Na mitologia romana o deus Mercúrio corresponde ao deus Hermes da mitologia grega

Para os romanos Mercúrio era o deus dos viajantes, dos ladrões e dos comerciantes. O nome deste deus corresponde a uma divindade que provém da mitologia grega, mais especificamente a Hermes (filho da ninfa Maya e do deus Zeus). A imagem que se tem de Mercúrio ou Hermes é a de um deus divertido, sagaz, astuto e inteligente.

No sistema solar

Mercúrio é o menor planeta do nosso sistema solar e o mais próximo do Sol. Por não ter atmosfera, suas variações de temperatura são muito elevadas. O núcleo de Mercúrio é líquido e isso se deve ao alto conteúdo de enxofre.

É um planeta que pode ser visto a olho nu da Terra. No que diz respeito ao seu movimento, demora 59 dias terrestres para fazer uma rotação sobre si mesmo e a rotação completa em torno do Sol é realizado em 88 dias terrestres.

Um elemento químico com muita história

É um elemento único, pois permanece líquido a uma temperatura ambiente. Pode penetrar a substância de todos os metais e até mesmo dissolver alguns. Este metal já era conhecido nos tempos da pré-história, pois se sabe que era usado para fabricar pigmentos com os quais pintavam figuras nas rochas das cavernas.

Na antiguidade era chamado pelos gregos de prata líquida. Os médicos da Grécia clássica utilizavam este metal para curar problemas oculares ou tratar queimaduras. No entanto, perceberam que poderia ser também um perigoso veneno tanto para os seres humanos como para os animais e plantas. Os romanos utilizavam em elementos decorativos.

Já na Idade Média, este metal líquido era usado por alquimistas na tentativa de transformar metais em ouro. Na Índia, acreditava-se que o mercúrio continha propriedades afrodisíacas e na China era empregado na preparação de elixires para prolongar a vida. Alguns historiadores acreditam que Mozart poderia ser acidentalmente envenenado com mercúrio pelos médicos que tentavam curar suas doenças venéreas.

Do ponto estritamente químico, trata-se de um metal de transição, seu símbolo é o Hg, seu número atômico 80, a massa atômica é 200,59 e sua eletronegatividade é de 2.00.

Imagem: Fotolia. Vadimsadovski

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: