Conceito » Ciência » Amoníaco (NH3)

Amoníaco (NH3) - Conceito, o que é, Significado

Em um laboratório de química é possível elaborar substâncias que não se obtêm diretamente da natureza. Uma destas substâncias é o amoníaco, um componente inorgânico formado a partir da síntese de dois elementos: o hidrogênio e o nitrogênio.

Propriedades que o caracterizam

Esta substância é um gás incolor com um odor característico intenso e muito solúvel em água. Sua fórmula química é o NH3 e seu peso molecular é de 17 g / mol. Seu grau de fusão atinge os -77 graus centígrados e seu ponto de ebulição é de -33 graus centígrados. Trata-se de um produto inflamável, potencialmente explosivo e de alta volatilidade. É mais leve que o ar, altamente corrosivo e venenoso.

Principais usos

- Nas atividades agrícolas é empregado na fabricação de fertilizantes, neste sentido é um fertilizante que revolucionou a produção agrícola mundial;

- No lar é uma substância habitual para a limpeza;

- Nos salões de beleza é muito comum o uso de tinturas com amoníaco. Utiliza-se como refrigerante em todo tipo de indústrias;

- No setor têxtil é aplicado na elaboração de tintas e materiais como o nylon;

- Alguns atletas utilizam inaladores de amoníaco para melhorar a concentração e a força muscular. É usado em esportes que exigem força física, mas do ponto de vista estritamente médico ainda não foi demonstrado que melhora o desempenho;

- Na medicina pode ser usado como remédio contra a vertigem e o enjoo.

Alguns de seus usos estão expostos a riscos e trazem consequências negativas

O amoníaco foi usado na guerra química devido a sua alta toxicidade (durante a 1ª Guerra Mundial foi utilizado por químicos alemães por sua capacidade de destruição).

Sua inalação é potencialmente prejudicial à saúde, especialmente para os pulmões, mas também para os olhos ou a pele.

É necessário adotar no lar uma série de medidas de segurança como não misturá-lo com certas substâncias, deixá-lo fora do alcance das crianças e manter uma ventilação adequada quando usado como produto de limpeza.

No que diz respeito ao seu impacto no meio ambiente, deve-se levar em conta que o amoníaco, como fertilizante, tem um impacto sobre a atmosfera da qual afeta os ecossistemas terrestres e marinhos. Neste sentido, suas emissões aumentam a temperatura do planeta e afetam negativamente a qualidade da água.

Devido ao seu potencial nocivo, seu uso industrial está sujeito a medidas de segurança rigorosas. Quanto ao armazenamento, deve ser realizado em local fresco e seco, distante da luz solar direta.

Imagem: Fotolia. sedric

Relacionados:

  1. Ácido Nítrico
  2. Formaldeído
  3. Ebulição
  4. Química Geral
  5. Abiogênese
  6. Argônio
  7. Ponte de Hidrogênio
  8. Reação Química
  9. Molécula
  10. Estequiometria