Contaminação Química - Conceito, o que é, Significado

A contaminação é uma das principais preocupações dos governos dos países desenvolvidos, uma vez que a industrialização levou a um aumento nos níveis de poluição. Através deste tipo de dano ao meio ambiente, quebra-se a essência do ambiente natural através da introdução de um agente químico, totalmente contrário a esta entidade.

Estes agentes químicos podem prejudicar até mesmo a saúde da população. Há um acúmulo de substâncias no ar, no solo ou na água. Estes são ambientes com os quais o ser humano entra em contato podendo provocar danos.

Cuidado com o meio ambiente

Deve-se salientar que a conscientização ecológica tão importante para que o ser humano faça um uso ético dos recursos naturais, é essencial para prevenir este tipo de contaminação que, na maioria dos casos, é uma consequência da ação humana.

Um claro exemplo de contaminação química é o lixo, por não ser depositado diretamente no lugar correspondente

Por exemplo, jogar um objeto qualquer no chão ao invés de depositá-lo no local correspondente. Os altos níveis de tráfego nas cidades e a industrialização produzem o risco da contaminação química. O uso de fertilizantes e herbicidas também pode representar um risco.

Há muitas consequências com este tipo de contaminação. Nos ambientes mais altos, o ar tem uma qualidade inferior. E este ar poluído é respirado pelos habitantes da população em questão. O mesmo pode acontecer com água até o ponto de não ser potável e assim não poder ser consumida pelo homem.

A contaminação química faz com que a beleza de um lugar fique suja por consequência da falta de limpeza e acúmulo de lixo.

A utilização regular de pesticidas no campo, como consequência do trabalho agrícola, também mostra a evolução no sector. Este tipo de contaminação causa danos ao meio ambiente e às pessoas pelo alto nível de toxicidade em longo prazo.

Cuidados com o mundo que está ao nosso redor

Portanto, a formação e a informação é a melhor maneira de tomar consciência dos riscos de agir com indiferença diante desta questão. A saúde e a responsabilidade são temas fundamentais para deixar um mundo melhor às gerações futuras.

Imagem: Fotolia. freshidea

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: