Conceito » Saúde » Aflatoxina

Aflatoxina - Conceito, o que é, Significado

Alguns fungos geram uma substância altamente tóxica, a aflatoxina. Os efeitos desta substância no organismo podem levar a diversos tipos de câncer, especialmente no fígado. Existem mais de 400 tipos de aflatoxinas, das quais umas 15 são especialmente tóxicas. Todas estão integradas na categoria de micotoxinas (a micologia é a disciplina que estuda os fungos).

Seus efeitos na saúde humana e animal

Estas micotoxinas têm uma estrutura molecular potencialmente cancerígena. Os fungos que ativam esta substância são basicamente dois: Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus. Ambos estão presentes em alguns alimentos, como nos frutos secos, nas frutas, no milho e no trigo. A toxicidade das aflotoxinas é ativada quando combinam com as proteínas do organismo. Para reduzir a toxicidade destes alimentos, as autoridades sanitárias geralmente impõem algum tipo de norma (por exemplo, em alguns países, permite-se que no máximo 20 microgramas de aflotoxinas estejam presentes nos alimentos).

As aflatoxinas têm relação direta com algumas doenças nos rins e no aparelho digestivo. Por outro lado, causam tumores no fígado e em certas ocasiões desencadeiam processos cancerígenos. Os principais sintomas associados a estas patologias são: dores abdominais, vômitos, febre e anorexia.

As rações consumidas pelos animais também pode estar afetadas por estas micotoxinas. O ataque dos insetos e as condições da temperatura dos alimentos são as duas principais causas que colocam em perigo os animais.

Como pode ser prevenido?

O armazenamento dos alimentos deve ser feito corretamente (por exemplo, é preferível não utilizar celeiros e se aconselha conservar os alimentos em lugares secos).

Os pecuaristas devem controlar os níveis de aflatoxina nas rações e assim que detectarem sua presença é importante comunicar as autoridades de saúde.

É aconselhável que os agricultores preparem as terras de cultivo empregando sementes tratadas com garantias de higiene. No processo de semeadura, o calor excessivo deve ser evitado, uma vez que esta circunstância é potencialmente prejudicial às lavouras.

Por outro lado, as ervas daninhas devem ser mantidas sobcontrole e é importante reduzir ao máximo os danos causados por insetos. Por último, é aconselhável fazer a coleta quando a umidade for inferior a 15% e realizar rotações de cultivo de maneira periódica.

O armazenamento das rações e dos sistemas de transporte também deve cumprir com certas garantias sanitárias (por exemplo, uma desinfecção periódica das instalações e uma verificação dos sistemas de carga).

Imagens Fotolia. dule964, molekuul

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: