Conceito » Saúde » Etiologia

Etiologia - Conceito, o que é, Significado

Etiologia é um termo extremamente usado no ramo da medicina para referir à causa de um determinado fenômeno ou doença. Esta palavra tem origem no grego, deriva do vocábulo aitiologia, que significa "dar razão à". Desta maneira, o conceito etiologia corresponde a dar razão a um fato.

Suas principais formas são as seguintes

Infecciosa. Refere-se à origem das doenças em relação à colonização de determinada estrutura por microrganismos como vírus, bactérias, parasitas e fungos.

Tumoral. A etiologia tumoral corresponde aos sintomas e manifestações relacionadas à presença de tumores, sejam malignos ou benignos.

Autoimune. Uma causa menos comum das doenças são os transtornos de tipo autoimune, neles os anticorpos são desenvolvidos contra certos tecidos, levando à sua deterioração. Transtornos como artrite reumatoide, psoríase e lúpus são doenças autoimunes.

Degenerativa. Algumas doenças são produto do desgaste dos tecidos, isto se relaciona a processos como o envelhecimento. A principal doença degenerativa que afeta as pessoas é a artrose, um distúrbio que danifica a cartilagem que reveste as articulações.

Ambiental. Este grupo abrange as doenças que ocorrem como consequência da exposição a fatores físicos, químicos e biológicos que podem afetar a saúde. Aí estão incluídas as intoxicações, os envenenamentos, as lesões por radiação, assim como por exposição ao frio ou ao calor.

Pós-traumática. Uma causa comum são os traumatismos decorrentes de quedas ou golpes, estes trazem consequências diretamente relacionadas à sua gravidade.

Profissional ou ocupacional. As posturas e os esforços realizados por uma pessoa durante a execução de seu trabalho podem ocasionar lesões, das quais são conhecidas como doenças ocupacionais. Esta etiologia inclui também os acidentes de trabalho.

Etiologia desconhecida

Embora as ciências médicas contem com grandes avanços que permitem realizar o diagnóstico de doenças a partir de seus sintomas, é possível que em alguns incômodos ou transtornos não seja possível encontrar sua causa ou origem apesar de serem completamente adequados e estudados. Nestes casos, fala-se de etiologia desconhecida.

Em geral, os distúrbios de etiologia desconhecida são denominados idiopáticos. Um exemplo disso é o aparecimento de doenças onde a causa de sua origem não pode ser estabelecida. Aqui estão alguns dos transtornos mais relevantes, como a diabetes tipo I, o lúpus, a hepatite autoimune e vários tipos de diarreia crônica.

Imagem Fotolia: Crystal Light

Relacionados:

  1. Doenças Neurodegenerativas
  2. Abscesso
  3. ISID
  4. Doença
  5. Sequela em Saúde
  6. IgG e IgM
  7. Incidência
  8. Trombofilia
  9. Heterocromia
  10. Diarreia