Conceito » Ecología » Resíduo Perigoso

Resíduo Perigoso - Conceito, o que é, Significado

Um elevado número de produtos se tornam resíduos imprestáveis para o consumo e alguns deles estão associados a certos riscos. Assim, os aparelhos eletrônicos, as pilhas, as baterias, os óleos de motores e as substâncias agroquímicas são os principais resíduos perigosos.

Sua periculosidade pode ser de várias naturezas: por seus efeitos negativos sobre o meio ambiente ou então por seus efeitos nocivos contra a saúde.

A periculosidade dos aparelhos eletrônicos

Os celulares, os televisores e os computadores possuem grandes quantidades de resíduos perigosos devido às pilhas e baterias que contêm, mas também porque em seus circuitos e componentes há um amplo leque de substâncias químicas, onde muitas delas são tóxicas.

Se tomarmos como referência os telefones celulares, há uma série de metais pesados que sem um tratamento adequado provocam resíduos com alta toxicidade, uma vez que neles existem substâncias como o cadmio, o níquel, o mercúrio e o lítio; todos potencialmente nocivos.

Deve-se levar em conta que os metais pesados solúveis que não são tratados de forma adequada, assim acabam dispersando-se nas águas dos rios ou dos esgotos, chegando finalmente às plantações e às cadeias alimentares. (em primeiro lugar chegam aos vegetais, em seguida aos animais e por último aos humanos).

Resíduos perigosos no âmbito sanitário

Os hospitais geram uma ampla variedade de resíduos perigosos, pois têm relação com a extração de sangue, com os laboratórios de cultivo, os algodões e gases, seringas, medicamentos vencidos, enfim, substâncias e materiais que se tornam resíduos contagiosos com alto perigo associado. Deve-se destacar que estes resíduos podem propagar doenças como a hepatite B, a Aids e a febre tifoide.

Nas atividades agrícolas e pecuárias

Os agricultores costumam usar herbicidas, inseticidas e fungicidas; todos agroquímicos relacionados a previsíveis problemas de saúde e ao meio ambiente. Por outro lado, na atividade pecuária são empregados antibióticos e vacinas que são substâncias igualmente nocivas e perigosas.

Conclusão

A única forma para os diferentes tipos de resíduos não contaminarem a água, o ar e a terra é manipulando-os de forma correta.

Os cidadãos devem conscientizar-se e eliminar os resíduos cotidianos nos recipientes destinados para cada produto. Por outro lado, as empresas devem aplicar protocolos de segurança para que os resíduos gerados não sejam uma ameaça.

Imagem: Fotolia. Flair

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: