Conceito » Ciência » Toxicodinâmica

Toxicodinâmica - Conceito, o que é, Significado

Os produtos químicos provocam reações sobre os organismos vivos. A disciplina que estuda este tipo de fenômeno é conhecida como toxicologia. Dentro desta área geral, há uma seção específica, a toxicodinâmica. Consiste em estudar quais lesões ocorrem após o contato de uma substância tóxica com algum tecido ou órgão do corpo.

Etapas gerais em qualquer fenômeno tóxico

Quando a presença de uma substância como o chumbo ou o mercúrio se detecta no organismo é porque o indivíduo já foi exposto a esta substância. Numa segunda fase, o produto tóxico é introduzido no corpo, seja por ingestão direta, pelo contato com a pele ou por inalação. Depois de entrar no organismo, o tóxico é absorvido na corrente sanguínea.

Posteriormente é distribuído nos diversos órgãos e tecidos. Após seu armazenamento e metabolização no corpo, o tóxico é excretado, ou seja, eliminado do corpo.

Estuda os efeitos dos tóxicos

Nem todas os tóxicos agem da mesma maneira. A sílice ou os pesticidas afetam os pulmões, mas de forma acumulativa. Em contrapartida, certos solventes não são retidos pelo organismo e por este motivo sua toxicidade não é acumulativa.

Certas substâncias têm efeitos corrosivos sobre os tecidos, como ocorre com alguns ácidos. Ocasionalmente, a exposição a um tóxico provoca certa irritação (por exemplo, o ácido clorídrico ou o fosgênio). Em alguns casos, o efeito pode ser de tipo anestésico ou narcótico, como ocorre após a inalação de certos gases.

A intoxicação provocada pelo chumbo

Na atividade mineradora ou na reciclagem de materiais o chumbo é um metal muito comum. Este metal é potencialmente prejudicial à saúde, especialmente para os pulmões, os intestinos e os rins.

Na maioria de casos de toxicidade deste metal os pacientes apresentam alguns dos seguintes sintomas: dor abdominal, vômitos, náuseas, anemia ou cefaleia. O diagnóstico provocado pelo chumbo é complexo, pois seus sintomas podem ser confundidos com outras patologias.

Logicamente, para tratar tais sintomas é necessário que o paciente se afaste da fonte de chumbo. Ao mesmo tempo, para eliminar os restos de chumbo no organismo o tratamento mais habitual é a terapia de quelação intravenosa.

Um agente quelante é uma substância antagonista que tem a função de eliminar os restos de um metal, já no caso de uma intoxicação provocada pelo chumbo o agente quelante pode ser a penicilina ou um fármaco que incorpore cálcio.

Imagem: Fotolia. VadimGuzhva

Relacionados:

  1. Toxicidade
  2. Formaldeído
  3. Ecotoxicologia
  4. Loratadina
  5. Deletério
  6. Toxicologia
  7. Ácido Nítrico
  8. Tecido Sanguíneo
  9. Hilariante
  10. Síndrome do Óleo Tóxico