Conceito » Saúde » Proteínas

Proteínas - Conceito, o que é, Significado

As proteínas são moléculas complexas imprescindíveis para a estrutura e função das células. Seu nome provém do grego proteos, que significa fundamental e está relacionado com a importante função para o cumprimento da vida.

As proteínas se originam a partir da união de outras moléculas chamadas aminoácidos, estas são agrupadas em grandes cadeias e mantidas estáveis por uniões químicas chamadas ligações peptídicas.

Infinidade de possibilidades

Os aminoácidos são apenas 20 tipos diferentes e a forma como se combinam dá origem as milhares de variedades de proteínas. As diversas combinações possíveis de aminoácidos estão codificadas no DNA sob a forma de genes. Alguns aminoácidos, além de provir da alimentação podem ser produzidos pelo organismo; outro grupo é obtido apenas com os alimentos e por isso são chamados de aminoácidos essenciais.

As proteínas podem ser de vários tipos e segundo as funções que cumprem no organismo, no entanto, de modo geral são classificadas como proteínas estruturais e proteínas com atividade biológica. As proteínas que consumimos na dieta podem ser de qualquer dos dois tipos, independentemente de sua origem são consideradas proteínas alimentares. Seu valor nutritivo é dado pela maior ou menor presença de aminoácidos essenciais em sua composição.

Proteínas Estruturais

As proteínas estruturais são aquelas que intervêm na constituição dos tecidos, como é o caso do colágeno, que forma parte da pele, dos ligamentos, dos tendões, do osso e da matriz de vários órgãos.

Proteínas com atividade biológica e suas peculiaridades

As proteínas com atividade biológica são aquelas que interagem ou facilitam um processo bioquímico no organismo, intervindo em várias funções básicas como as seguintes:

Catalisadores - intervém o tipo mais abundante de proteínas, as enzimas, substâncias que tem como função permitir ou acelerar um processo bioquímico, um exemplo disso são as enzimas digestivas, necessárias para a digestão dos alimentos com o fim de obter diversos nutrientes dos mesmos.

Atividade biológica de proteínas de defesa - um importante tipo de proteínas são aquelas que intervêm nas funções de defesa do organismo chamadas imunoglobulinas, são conhecidas comumente como anticorpos.

Mensageiros - outro grupo de proteínas que cumpre uma importante missão como mensageiros químicos para ativar ou inibir processos próximos ou distantes do lugar de onde são produzidos, como é o caso dos hormônios (por exemplo, a insulina) e dos neurotransmissores.

Genética - outro importante papel das proteínas está na transmissão da informação genética, ao atuar nos processos de replicação do DNA e na síntese de outras proteínas a partir da informação ali codificada.

Atividade mecânica - duas proteínas são fundamentais para poder realizar os movimentos: a actina e a miosina, ambas estão presentes no músculo esquelético e lhes dão capacidade de contração.

Transporte - várias proteínas interagem no transporte de diversas substâncias no sangue, tal é o caso da hemoglobina, proteína responsável por levar oxigênio aos tecidos e coletar o dióxido de carbono produzido para levá-lo aos pulmões e assim ocorrer sua eliminação. Outra importante proteína plasmática é a albumina, principal regulador da pressão coloidosmótica do sangue, necessária para manter a água no compartimento vascular, evitando que filtre para os tecidos. Também é função da albumina transportar as mais variadas substâncias, incluindo os medicamentos.

Imagem Fotolia: vlad_g

Relacionados:

  1. RNA
  2. Proteína
  3. Código Genético
  4. Excreção
  5. Abiogênese
  6. Ciclo Celular
  7. Coacervado
  8. Matéria Orgânica
  9. Comestível
  10. Moringa