Técnica de Estudo - Conceito, o que é, Significado

Para que a aprendizagem de um estudante seja eficaz e possa assimilar os conhecimentos da melhor maneira, é aconselhável empregar uma técnica de estudo, ou seja, uma estratégia útil para alcançar bons resultados acadêmicos e, ao mesmo tempo, aprender.

Aspectos essenciais nas técnicas de estudo

Algumas técnicas estão baseadas numa leitura concentrada que permite reter a maior quantidade possível de informação.

Para o estudo de certas matérias o elemento essencial é a memória, pois algumas técnicas estão baseadas em determinadas estratégias mentais para assimilar os conhecimentos, por exemplo, o uso de regras mnemotécnicas.

Há estratégias de estudo baseadas na compreensão de conhecimentos e para isso podem ser úteis os mapas mentais, dos quais permitem estabelecer relações entre os diferentes conceitos

A melhora da concentração pode ser um aspecto chave para qualquer estudante. Assim, a leitura, a memória e a compreensão precisam estar acompanhadas de um correto nível de atenção.

Os hábitos de estudo são também imprescindíveis e precisam fazer parte de qualquer técnica de estudo.

Os pedagogos consideram que é imprescindível aprender a aprender e para que isso seja possível é conveniente realizar uma autoavaliação do processo aprendizagem. Em outras palavras, identificar onde está falhando para poder melhorar.

Explicar a alguém o que está estudando

Entre as inúmeras variantes possíveis, há uma modalidade de técnica de estudo que pode ser muito eficaz e consiste em explicar a outra pessoa o que foi aprendido. Se o receptor compreende as explicações, pode-se afirmar que a matéria estudada foi entendida corretamente.

Erros típicos de aprendizagem

Os especialistas em técnicas de aprendizagem afirmam que certos erros dificultam significativamente um conhecimento correto. Alguns erros mais habituais são os seguintes:

1) Não empregar nenhuma técnica de estudo e focar apenas na leitura da matéria;

2) Estudar com elementos que favorecem a distração, especialmente o celular;

3) Usar uma posição corporal incorreta;

4) Fazer uso de luz desapropriada;

5) Não prestar atenção na aula;

6) Tentar aprender a matéria um dia antes da prova;

7) Não organizar corretamente o tempo dedicado ao estudo.

Imagem: Fotolia. micmacpics

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: