Conceito » Aprender » Hábitos de Estudo

Hábitos de Estudo - Conceito, o que é, Significado

Como muitas outras atividades humanas, o estudo exige certos hábitos para tornar efetivo o processo de aprendizagem. Na terminologia educacional, o termo hábito de estudo ou técnicas de estudo é usado indistintamente para referir-se aos padrões relacionados à aquisição de conhecimentos.

Considerações gerais para conseguir uma boa estratégia com os hábitos de estudo

É necessário adotar uma atitude disciplinada, evitando a improvisação ou deixando a preparação para a última hora. Paralelamente é conveniente estabelecer um objetivo concreto ou, em outras palavras, ter claro o que vamos estudar.

Quando já temos um objetivo bem definido é importante estabelecermos prioridades. Para isso, é aconselhável realizar um planejamento racional de nossa vida diária. Logicamente, o planejamento de nosso tempo deve incluir um plano de estudo concreto. Em todo plano de estudo deve haver uma organização geral e um resumo do conteúdo acompanhado de um esquema.

O tempo e o espaço são também fatores determinantes. Em relação ao primeiro, é útil estudar todos os dias na mesma hora e acostumar nossa mente que esse tempo é dedicado ao estudo. Em relação ao espaço, o local destinado à aprendizagem deve ser confortável, com luz adequada, sem barulho e possíveis distrações.

O que não se deve fazer

Alguns hábitos de estudo são desaconselháveis. Entre eles podemos destacar os seguintes:

1) começar a estudar após uma farta refeição;

2) escolher a hora do dia em que estamos mais cansados;

3) mudar constantemente de lugar;

4) estudar em um local sem luz adequada ou com elementos que possam nos distrair;

5) empregar uma técnica de aprendizagem inadequada;

6) descuidar da alimentação;

7) dormir poucas horas ou de maneira desordenada;

8) abusar de substâncias energéticas;

9) dar desculpas para adiar o estudo;

10) não tirar as dúvidas que aparecem no momento da aprendizagem.

Hábitos de estudo e motivação

Os diversos fatores que formam um correto hábito de estudo são necessários, mas não são suficientes para alcançar os objetivos desejados. Neste sentido, a motivação pessoal é chave para obter bons resultados.

A aprendizagem tem um componente racional, mas a motivação está baseada em nossas emoções internas. Em certas ocasiões, a motivação pode ser definida como uma energia interior que nos leva à ação. Enfim, encontrar uma boa estimulação é determinante para que as técnicas sejam executadas pelo caminho certo.

Imagem: Fotolia. Andrey Kiselev

Relacionados:

  1. Técnica de Estudo
  2. Estudo
  3. Projeto de Pesquisa
  4. Eixos Temáticos
  5. Marco Conceitual
  6. Propedêutica
  7. Planejamento
  8. Hábito
  9. Programa
  10. Plano Operativo