Conceito » Cultura » Flashback e Racconto

Flashback e Racconto - Conceito, o que é, Significado

Estas duas palavras são comumente usadas no mundo do cinema, especialmente entre os profissionais do roteiro. Em ambos os casos, trata-se de uma técnica narrativa que conta uma história fazendo referência ao passado. No entanto, são duas técnicas diferentes.

Analisando o Flashback

Este termo inglês apresenta duas partes diferenciadas: flash e back. O primeiro indica que algo aparece e desaparece e o segundo faz referência ao passado. Portanto, trata-se de uma volta a um tempo anterior. O objetivo desta técnica é bem diverso: compreender melhor a história de um personagem, alterar a ordem cronológica para aprofundar uma história ou dar pistas relevantes para que o espectador entenda melhor os acontecimentos que estão por vir no futuro.

Nesta técnica narrativa há uma interrupção momentânea com o fim de dar um salto ao passado. No flashback a interrupção se apresenta de maneira rápida e repentina, mas depois continua a narração descrevendo o momento presente. Este recurso é frequente nas cenas em que um personagem lembra momentaneamente um episódio de seu passado e seguidamente continua a narração. No mundo da literatura, o termo analepsis é usado para expressar a mesma ideia.

Além do termo empregado a narração retrospectiva é um recurso habitual no mundo do cinema, assim como no romance, nas séries de televisão, nos quadrinhos e no teatro. Focando no cinema existem vários exemplos desta modalidade retrospectiva: O Padrinho II, Matriz ou Cães de Aluguel. Quando na história cinematográfica o salto temporal é destinado ao futuro, a técnica é conhecida como flashforward.

Analisando o Racconto

Esta palavra é italiana e significa relato ou história. Portanto, não se trata de um flashback, mas sim de contar toda uma história.

Com este recurso também se recupera um episódio ou vivência anterior, mas neste caso não se realiza de maneira repentina, mas sim de forma mais pausada. Assim, o racconto é uma retrospectiva prolongada que permite contar algo de maneira mais detalhada.

Após o parêntese narrativo a história é retomada no momento presente. Este recurso em uma série de televisão pode durar um ou vários capítulos.

No filme "Titanic" esta técnica foi empregada, pois começa com uma velhinha que retorna ao local onde o navio afundou e nesse momento começa a história.

Na literatura, um claro exemplo de racconto está no romance "Cem anos de solidão", de Gabriel García Márquez.

Imagens Fotolia. Max Ferrero, Robert Przybysz

Relacionados:

  1. Analepse
  2. Texto Narrativo
  3. Prequela
  4. Final Aberto e Final Fechado
  5. Tipos de Narrador
  6. Eixo Cronológico
  7. Raccord
  8. Crônica
  9. Apóstrofe
  10. Resenha Histórica