Estudo - Conceito, o que é, Significado

estudoDenomina-se estudo ao processo em que uma pessoa se dedica em buscar informação útil sobre determinado assunto ou disciplina. O estudo pode ser de índole formal, quando realizado com a finalidade de cumprir com um programa de uma entidade educativa que validará com posterioridade este conhecimento; ou de índole informal, quando realizado pelo simples fato de aumentar o conhecimento que se tem. O estudo é um processo contínuo que uma pessoa realiza ao longo da vida a fim de adquirir novos conhecimentos e

que exige muito esforço e determinação. Geralmente começa de modo sistemático, assim que uma criança se incorpora a um processo de educação formal e se estende de modo obrigatório até a adolescência.

Através do estudo, as crianças podem desenvolver suas habilidades e tem a oportunidade de uma melhor integração à sociedade. Estes conhecimentos costumam ser progressivos e têm a finalidade de criar uma base que será utilizada no futuro em estágios superiores. Muitas vezes, o fato de ter que sentar para estudar pode parecer uma atividade desagradável, especialmente quando realizado por crianças. Esta circunstância acontece geralmente sob pressão e sem o consentimento do menor. No entanto, o passar do tempo faz com que a pessoa tome consciência da importância do estudo e a valorizar a necessidade deste método de formação.

Com a finalidade de facilitar este processo, o fato de estudar determinado tema em particular se vale de muitas técnicas para torná-lo mais proveitoso e fácil de assimilar. Assim, a elaboração de resumos permite uma leitura superficial e um primeiro contato com o material para possibilitar um estudo mais rápido e focado nas principais ideias para a hora da avaliação. Os quadros sinópticos também ajudam o estudo, eles são representados em forma de resumo e apresentam uma estrutura formal do material.

Atualmente, o desenvolvimento da web tem facilitado muito a prática do estudo. Assim, por exemplo, é possível encontrar grande quantidade de material para complementar a educação formal e de certa forma facilitar o processo.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: