Conceito » Economia » Pulso Firme

Pulso Firme - Conceito, o que é, Significado

Como muitas palavras e expressões, o conceito pulso firme possui duas interpretações possíveis. Uma delas se refere ao seu significado literal e a outra está relacionada ao seu sentido figurado.

Na maioria das línguas há expressões muito semelhantes. Em inglês costuma-se dizer "steady hand" ou "steady pulse", em francês "pouls ferme" e em português se escreve exatamente como em espanhol.

O pulso firme é necessário em algumas profissões e atividades

Costuma-se dizer que uma pessoa tem pulso firme quando os movimentos das mãos não apresentam nenhum tremor. Quando isso acontece, trata-se de uma pessoa com pulso firme. Esta característica é irrelevante em muitas atividades, mas essencial em outras. Assim, um cirurgião, um violinista, um pintor, um arqueiro, um fotógrafo profissional ou um barbeiro que não tem pulso firme não pode exercer sua atividade.

Atuar com pulso firme equivale agir com determinação

Há muitas maneiras de abordar uma situação difícil. Diante dos problemas, há pessoas que evitam o conflito, outras que vacilam e ficam bloqueadas e, em alguns casos, há indivíduos que se acovardam. No entanto, uma alternativa possível é a seguinte: agir com determinação e firmeza. Quando isso ocorre, costuma-se dizer que uma pessoa tem pulso firme.

A expressão pulso firme não é empregada nas circunstâncias normais da vida cotidiana, apenas naqueles contextos especialmente complicados ou adversos. Por outro lado, trata-se de uma expressão associada a uma série de valores, como coragem ou autoconfiança. Neste sentido, quando uma pessoa se encontra diante de uma situação dolorosa com a qual necessita tomar uma decisão difícil, costuma dizer que tem pulso firme e age com determinação. Em certas ocasiões, a ideia de pulso firme equivale a outras, tais como sangue-frio, serenidade e equilíbrio.

Os valentes e o pulso firme

Uma pessoa valente é aquela capaz de enfrentar os problemas que se apresentam em sua vida. É alguém com grande confiança em si mesmo e que sabe controlar seus medos. Pode-se dizer que não se deixa dominar pelo medo.

O valente não é um insensato, pois é consciente do risco que assume e mesmo assim não pode evitar sua determinação para atingir seus objetivos.

Do ponto de vista psicológico, o valente desafia qualquer pensamento negativo que lhe impede de brigar por algo. Normalmente, esta pessoa sabe o que quer, como conseguir e não está disposta a nada nem ninguém que lhe impeça. Em poucas palavra, trata-se de um indivíduo de pulso firme.

Imagem: Fotolia. peshkova

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: