Conceito » Economia » Látex

Látex - Conceito, o que é, Significado

Algumas plantas apresentam uma estrutura celular em suas raízes e folhas denominada laticífero, da qual se obtém o látex. Trata-se de uma substância esbranquiçada e cremosa formada por uma complexa combinação de elementos: água, resinas orgânicas, proteínas, amido e carboidratos. Portanto, o látex é uma substância natural que se transforma em um material especialmente elástico. Do ponto de vista da botânica, o látex foi identificado no século XVII pelo pesquisador francês Charles Marie de la Condamine.

Como pode ser obtido?

Esta matéria-prima é extraída da seringueira e para isso segue um procedimento bastante simples: na casca da árvore são realizadas várias incisões em forma de V e a partir desses sulcos flui uma seiva branca que finalmente se transforma em látex. A seringueira não é prejudicada neste processo, já que a secreção eliminada facilita sua regeneração.

Muitos colchões são fabricados com látex

Esta matéria-prima se destaca por sua elasticidade. Por outro lado, é um material duro e flexível. Tudo isso faz com que este material seja idôneo para fabricar superfícies confortáveis, especialmente os colchões. Existem milhares de artigos fabricados com látex, sendo a maioria para o setor sanitário e têxtil.

Os colchões fabricados com látex apresentam duas versões: a natural e a sintética. Os primeiros são reconhecidos por possuírem um rótulo que indica sua origem 100% natural, o que representa uma garantia de qualidade. Estes colchões se destacam por sua excelente adaptação à forma do corpo.

Em sua modalidade sintética, os colchões são fabricados com derivados do petróleo e com revestimento de látex natural. Ambas as versões devem ser certificadas corretamente para que o consumidor conheça a matéria-prima do colchão que irá comprar.

Propriedades curativas e possível alergia

No campo da medicina alternativa, afirma-se que algumas variedades de látex natural possuem propriedades curativas, pois agem como substância cicatrizante, para aliviar as úlceras estomacais e eliminar os vermes. Vale lembrar, por outro lado, que algumas pessoas são alérgicas ao látex e quando isso acontece é importante evitar o contato com qualquer material que contenha esta substância.

No mundo da programação

Em 1984, Leslie Lamport idealizou uma nova linguagem de programação e a nomeou de Latex (esta linguagem foi inspirada em uma anterior chamada Tex). Este sistema de programação é utilizado para criar documentos de alta qualidade tipográfica e é bastante usado na edição de livros que incluem expressões de tipo matemático.

Imagens Fotolia: Tim, Nastyaofly

Relacionados:

  1. Fotossíntese
  2. Caliptra
  3. Matéria-Prima
  4. Matéria Orgânica
  5. Célula Vegetal
  6. Ciclo de Krebs
  7. Dendrologia
  8. Couro Ecológico
  9. Mistura
  10. Agroindústria