Conceito » Economia » Nike

Nike - Conceito, o que é, Significado

No mundo dos esportes, uma das marcas comerciais com maior projeção é a Nike. Sua atividade está focada no design, venda e distribuição de artigos esportivos, mais especialmente nos calçados. Atualmente, há mais de 700 fábricas em todo o mundo relacionadas a esta marca, sendo que em 2017 já contava com mais de 55.000 funcionários.

O logo da Nike foi criado por uma jovem estudante de design gráfico que recebeu nada mais nada menos do que 35 dólares pelo seu desenho. O maior estabelecimento comercial da empresa está localizado na cidade de Londres, mais especificamente na Oxford Street.

Seu logo é conhecido internacionalmente e sua criadora, Carolyn Davidson, inspirou-se na deusa da vitória da mitologia grega.

A história desta marca começou oficialmente em 1971, mas anteriormente o projeto empresarial da Nike contava com outra denominação, "Blue Ribbon Sports". Seu propulsor foi Phil Knight, um professor de contabilidade e ex-atleta da equipe da Universidade de Oregon. Junto dele estava um treinador de atletismo que se tornou o cofundador da empresa, Bill Bowerman.

A aliança entre ambos foi uma mistura perfeita: Knight era um jovem com sonhos empresariais e Bowerman um dos melhores treinadores de atletismo dos Estados Unidos, obcecado com o aperfeiçoamento do tênis.

O grande salto comercial da marca ocorreu em 1972. Antes das Olimpíadas de Munique, os cofundadores da Nike decidiram provar novos tênis com a promessa do atleta norte-americano, Steve Prefontaine. Este corredor participou da prova dos 5000 metros dos Jogos Olímpicos de Munique e foi o primeiro a usar o tênis Nike (mesmo Prefontaine não conseguindo a vitória na corrida, foi um ídolo das multidões e se tornou mito do esporte quando faleceu após um acidente automobilístico em 1975).

As últimas palavras de um assassino se tornaram uma das mensagens publicitárias mais reconhecidas no mundo inteiro

O famoso slogan "Just do it" (apenas faça) não foi uma invenção comum dos publicitários, na verdade foi a última frase pronunciada por um homem condenado à morte quando pediram para dizer suas últimas palavras. Isso ocorreu em 1976, quando Gary Gilmore estava a ponto de ser executado.

Um calçado esportivo de luxo relacionado à exploração infantil de crianças

A marca Nike representa o sucesso empresarial. Grandes atletas vestem suas roupas e calçados esportivos, assim milhões de pessoas em todo o mundo compram seus produtos.

No entanto, a empresa se encontra envolvida em um negócio sujo: suas fábricas da Ásia empregam a mão de obra infantil. Já os responsáveis pela Nike sempre negaram este tipo de afirmação.

Imagens Fotolia: Alla, Mevsuf

Relacionados:

  1. Design ou Gestão de Moda
  2. Logotipo
  3. Montblanc
  4. Packaging
  5. Multimarca
  6. Catálogo
  7. Mattel
  8. Jogos Olímpicos
  9. Disney
  10. Airbus A380