Conceito » Economia » Packaging

Packaging - Conceito, o que é, Significado

A palavra inglesa packaging pode ser traduzida como embalagem. Este termo é usado habitualmente em todos os artigos que exige algum tipo de embalagem para distribuição e venda. No campo da publicidade cumpre um papel fundamental como parte íntegra do processo de venda que compreende a apresentação do produto.

Os processos de packaging no transporte de mercadorias

Desde a fábrica até o seu ponto de venda, um produto pode percorrer milhares de quilômetros. Por este motivo, é necessário que sua embalagem seja segura, fácil de colocar e com peso e tamanho adequados.

Uma parte importante do marketing

Na hora de comprar um produto, o consumidor valoriza seu preço, sua utilidade e sua facilidade de uso. No entanto, a embalagem tem um papel destacado. Os responsáveis pelas marcas comerciais conhecem esta realidade e por este motivo são especialmente cuidadosos nos processos de packaging. Quando um produto bom não tem a apresentação adequada, é bem provável que o volume de vendas seja afetado negativamente.

O processo de packaging interage com diversos elementos, como o design dos logos, o uso de materiais resistentes, os rótulos e certificações, a tipografia, as cores empregadas, etc. Tudo o que está relacionado à embalagem de um produto tem uma finalidade e, consequentemente, os objetivos de uma marca comercial dependem da qualidade técnica e do design do packaging.

Cada artigo deve ser apresentado com uma estratégia de packaging

Quando um empresário comercializa um vinho de alta qualidade destinado a um cliente seleto precisa abordar algumas questões antes de colocar o produto no mercado. Muitas destas perguntas estão relacionadas a tudo o que envolve o vinho, como o tipo de garrafa, sua rotulagem e as caixas onde são armazenadas.

No contexto do vinho, um viticultor entra em conta com uma empresa especializada em packaging para desenhar uma estratégia eficaz.

Uma simples caixa

Muitos artigos são vendidos em caixas de papelão. Para que este tipo de embalagem esteja adequado é necessário cumprir certos requisitos. Em primeiro lugar, que a caixa seja resistente e garanta a segurança do produto que há em seu interior. Em segundo lugar, tem que ser atrativa por algum motivo, seja por sua cor ou pelo seu design.

Naturalmente, é importante que o processo de montagem seja fácil e com a menor complexidade possível. Por último, a caixa tem que ser econômica.

Nos últimos anos, as empresas deste setor estão promovendo o self-packaging. Esta modalidade consiste, em poucas palavras, em facilitar todos os elementos de uma caixa e um plano de instruções para que o próprio cliente seja capaz montá-la e dar seu toque pessoal.

Imagens Fotolia: Lucky Dragon, Elegant Solution

Relacionados:

  1. Excedente (Economia)
  2. Mercadologia Internacional
  3. Catálogo
  4. Retail
  5. Distribuidor
  6. Cadeia de Valor
  7. Faturamento e Fatura
  8. Exportação
  9. Agroindústria
  10. Logística