Conceito de Ossos da Mão

A mão é uma estrutura de grande importância para o organismo, uma vez que é a ferramenta com a qual realizamos uma infinidade de atividades.

É formada por várias estruturas. Do ponto de vista musculoesquelético, são constituídos por um grupo de músculos distribuídos de tal forma que permitem todas as suas amplitudes de movimento, englobando os dedos e a região da palma e do pulso.

Estes músculos devem ser alavancados em um grupo de ossos, que atingem um total de 27 distribuídos entre o pulso e a mão.

Ossos do carpo

O carpo é a parte da mão que corresponde ao pulso. Ali existem oito ossos distribuídos em duas fileiras.

A fileira superior, que articula com os ossos do antebraço (cúbito e rádio), consta quatro ossos:

Escafoide É o maior osso desta fileira, está localizado ao lado do dedo polegar e se articula com o osso rádio. Este osso costuma fraturar com frequência nos traumatismos da mão.

Semilunar. Está localizado no lado interno do escafoide, recebe este nome por seu formato em meia lua.

Piramidal Localizado ao lado do semilunar, com forma de pirâmide. Articular com o osso cúbito.

Pisiforme. É um osso pequeno e arredondado, localizado atrás do piramidal. Pode ser palpado como uma proeminência na parte de trás do pulso, ao lado do dedo mindinho.

A fileira inferior articula com os ossos do metacarpo e consiste em quatro ossos:

Trapézio. É um osso de forma cúbica, localizado entre o escafoide e o segundo metacarpo, que corresponde ao dedo indicador.

Trapezoide. É um osso pequeno localizado ao lado do osso trapézio.

Osso grande. Está localizado dentro do trapezoide. É o maior osso do carpo, o que ajuda a dar sua forma de cúpula côncava para frente.

Osso ganchoso. É o osso mais interno da segunda fileira de ossos do carpo. Recebe este nome, pois tem uma proeminência em forma de gancho que está localizado alinhado com a proeminência do osso pisiforme situado acima.

Ossos do metacarpo

Esta estrutura é formada por cinco ossos, chamados metacarpianos. Ao contrário dos ossos do carpo, os metacarpos têm uma forma alongada, com um pequeno edema nas duas extremidades.

Existe um total de cinco metacarpianos. O primeiro metacarpiano corresponde ao polegar, o segundo ao indicador, o terceiro ao dedo médio, o quarto ao dedo anular e o quinto ao dedo mindinho.

Ossos dos dedos

Os dedos são formados pelos ossos chamados falanges. Cada dedo consiste em três falanges, com exceção do polegar que só tem dois. Estes são nomeados da seguinte forma:

Falange proximal: corresponde à falange superior e se articula com o osso metacarpiano correspondente.

Falange média: localizada na parte central do dedo indicador, do meio, anular e mindinho, o polegar não tem falange média.

Falange distal: localizado na extremidade do dedo, articula-se com a falange média de cima.

Ossos da mão

Assim, vemos como os 27 ossos que formam a mão e o pulso estão integrados: 8 ossos carpos, 5 metacarpos e 14 falanges.

Imagem: Fotolia. nerthuz

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2018). Conceito de Ossos da Mão. Em https://conceitos.com/ossos-mao/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre