Conceito » Economia » Pepsi

Pepsi - Conceito, o que é, Significado

No setor de bebidas carbonatadas há uma marca comercial com projeção internacional, a Pepsi. Trata-se de um refrigerante originário dos Estados Unidos cujo concorrente mais destacado é a Coca-Cola.

A PepsiCo é a empresa que comercializa este refrigerante e é uma multinacional conhecida no mercado de ações de Nova York com o símbolo "PEP".

Sua história começou em uma pequena farmácia na Carolina do Norte

Em 1893, o químico e farmacêutico Caleb Bradham inventou um novo refrigerante. Para sua formação, misturou uma série de ingredientes: água carbonatada, extrato de noz de cola, açúcar, cafeína, baunilha, óleos e pepsina (a pepsina é uma enzima digestiva).

O primeiro nome deste refrigerante foi "Bebida de Brad", mas depois de alguns anos seu nome foi mudado e passou a chamar-se Pepsi-Cola. Em suas origens, esta bebida foi concebida para aliviar os efeitos da dispepsia e o desconforto gástrico causado pela indigestão.

A história da Pepsi não poderia ser entendida sem a Coca-Cola

- Durante as primeiras décadas, o refrigerante Pepsi era destinado às classes mais populares para não competir com a Coca-Cola, esta que possuía um preço mais elevado e dirigido à classe média.

- Em três ocasiões, o proprietário da marca tentou vendê-la aos seus concorrentes da Coca-Cola, mas a oferta foi sempre rejeitada.

- O grande salto comercial aconteceu em 1940 através de um tinido radiofônico de duas palavras repetidas: "Nickel Nickel" (um níquel equivale a cinco centavos de dólar, um preço muito barato para uma bebida refrescante). Outra de suas campanhas publicitárias também teve um grande impacto social (o slogan utilizado foi "Pepsi hits the spot" (Pepsi atinge o alvo).

- Para diferenciar-se da Coca-Cola, a Pespi recorreu a uma garrafa maior e uma estratégia comercial que tentava diferenciar-se de seu principal concorrente ("Bigger bottle, better flavour" - maior tamanho, melhor sabor).

- Michael Jackson, Jennifer Lopez e Juan Luis Guerra, entre outras celebridades, foram a imagem publicitária da marca. Por outro lado, foi patrocinador da “Guerra das Galaxias" de Georges Lucas e de um dos grandes times de futebol da Argentina, o Boca Juniors.

- Na batalha comercial entre Pepsi e Coca-Cola, esta última tem sido a vencedora na maioria dos países. No entanto, no território de Quebec, no Canadá, na Guatemala e na Arábia Saudita, a vitória é da Pepsi.

- Em 1975 surgiu uma campanha comercial impactante de título sugestivo: "O desafio Pepsi". Este desafio consistia em uma prova às cegas para comprovar a preferência dos consumidores. O resultado final foi uma esmagadora vitória da Pepsi.

Imagem Fotolia: idambeer

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: