Conceito » Economia » Mattel

Mattel - Conceito, o que é, Significado

A marca comercial Mattel é um ícone das lojas de brinquedos em nível mundial. Sua história começou em 1945 dentro uma modesta oficina, assim que Harold Mattson e Elliot Handlerm, mais sua esposa Ruth, associaram-se e a partir do sobrenome do primeiro e o nome do segundo criaram uma nova marca. Inicialmente, seus fundadores estavam focados com a fabricação artesanal de porta-retratos, mas com o passar do tempo introduziram brinquedos, bonecas e acessórios para as crianças.

Um ukulele de plástico foi o primeiro produto de grande prestígio comercial. Em 1959 nasceu a boneca Barbie Estrela.

A empresa está sediada em El Segundo, Califórnia, mas 75% dos seus produtos são fabricados em países asiáticos. Nos últimos anos, a Mattel apresentou péssimos resultados financeiros.

Produtos Estrela

A Barbie é muito mais que uma simples boneca. Foi desenhada pela esposa de um dos fundadores da marca comercial e sua aparência física imita o padrão de beleza da mulher. Ken Carson é o namorado da Barbie e assim ambos juntamente com seus acessórios correspondentes podem fazer com que as meninas recriem todo tipo de história.

Hot Wheels é uma linha de automóveis de escala reduzida que se movimenta com extrema rapidez e conta com milhares de colecionadores em todo o mundo.

As Polly Pockets são assim chamadas porque cabem em um bolso e podem ser levadas a qualquer lugar, são bonecas icônicas com seu próprio mundo em miniatura.

A série Mattel Games inclui jogos de cartas (Boom-O ou Apples to Apples), jogos de estratégia (Blokus), jogos de vídeo (The Harbingers) e uma combinação de trivial e estratégia (Bezzerwizzer).

A linha American Girl conta com bonecos de diversas etnias, além de uma série de acessórios.

Embora a história desta empresa se encontre repleta de sucessos comerciais, houve também algumas controvérsias

- A boneca Barbie foi considerada o símbolo da "loira boba" e por representar a coisificação da mulher.

- Durante a década de 90, em algumas de suas fábricas nos Estados Unidos, os trabalhadores americanos foram demitidos para contratar mão de obra asiática a um custo menor.

- Também recebeu duras críticas por usar materiais de chumbo para a fabricação de alguns brinquedos.

- Por último, em 2010, os responsáveis pela MGA Entertainment entraram com uma ação contra a Mattel, que foi acusada de espionagem industrial por mais de uma década (no julgamento, a Mattel foi declarada culpada e teve que pagar uma multa de milhões de dólares à sua concorrente).

Imagens Fotolia: Jessceelangley, Sergey Novikov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: