Conceito » Saúde » Pulso

Pulso - Conceito, o que é, Significado

Na Medicina, o pulso de uma pessoa está relacionado à pulsação que provoca a expansão de suas artérias como consequência da circulação do sangue que bombeia o coração. Sua medição pode alcançar todas as partes do corpo na qual as artérias se encontram mais próximas à pele, tais como o pescoço ou o punho.

Este processo consiste no movimento das ondas de pressão ao longo dos vasos sanguíneos, no entanto, quando o coração é contraído o sangue é expulso para a aorta e se expande. É justamente neste ponto em que a onda mais se pronuncia. O impulso da pressão é transmitido 15 ou mais vezes mais rápido do que o fluxo sanguíneo.

No entanto, na maioria das pessoas, o pulso é um bom indicador da frequência cardíaca apresentada

O pulso considerado normal se estabelece entre 60 e 100 pulsações para um adulto saudável em situação de descanso, porém, quando a medição é realizada no momento do sono pode atingir 40 pulsações e nas situações das quais o exercício intenso pode superar as 200 pulsações.

Além disso, a velocidade das pulsações está intimamente relacionada à idade de um indivíduo

A maior quantidade de batimentos ocorre em pessoas mais jovens, por exemplo, em um bebê as pulsações podem ser tão ou mais rápidas do que qualquer adulto no momento que realiza um exercício intenso.

Geralmente, o pulso é tomado manualmente com os dedos indicador e médio, sendo não aconselhável o uso do dedo polegar porque este tem pulso próprio e pode contrariar o resultado obtido. Deve-se apoiá-lo perto de uma artéria efetuando uma leve pressão até senti-lo. Outra alternativa de medição é ouvir os batimentos cardíacos através do uso de um estetoscópio.

Imagem: Fotolia. Dragon

Relacionados:

  1. Somatometria
  2. Sistema Circulatório
  3. Pulso Firme
  4. Tecido Sanguíneo
  5. Isquemia
  6. Perfusão
  7. Acidente vascular cerebral
  8. Ossos da Mão
  9. Temperatura Corporal
  10. Miocárdio, Músculo do Coração