Conceito » Saúde » Somatometria

Somatometria - Conceito, o que é, Significado

O termo somatometria vem do grego e se refere à combinação de dois vocábulos: “soma” que significa corpo e “metria” que equivale a metro.

É uma disciplina que faz parte da medicina, através dela são estabelecidas as medidas corporais oportunas para facilitar o diagnóstico dos profissionais. Em certas ocasiões, emprega-se o sinônimo de antropometria.

No campo da pediatria

Durante os primeiros meses de vida os bebês são normalmente submetidos a um teste de medição de seu organismo.

Mede-se o tamanho e os perímetros braquial, cefálico, torácico e abdominal. Com os dados obtidos é possível observar se os lactantes se encontram dentro dos parâmetros normais. Neste quadro, uma das medidas mais comuns é o índice de massa corporal ou IMC (peso em quilograma dividido pela altura ao quadrado).

A tomada de sinais vitais e os parâmetros normais

A somatometria está focada também em um aspecto concreto da profissão médica, a medida dos sinais vitais através de dados objetivos.

- A comprovação da temperatura corporal é um dado relevante para avaliar a saúde do paciente, pois mede o grau de calor do organismo (os valores normais variam entre 36 e 37 graus).

- A frequência respiratória dos pulmões é normal se está entre 16 e 20 vezes por minuto.

- O pulso é um ruído que exerce o sangue em cada batida do coração contra as paredes das artérias, também é um reflexo da frequência cardíaca ou do número de batimentos do coração por cada minuto (o pulso normal é de 60 a 100 pulsações por minuto).

- A pressão sanguínea expressa a força que tem o coração para expulsar o sangue às artérias. Cada vez que o coração bate bombeia sangue para as artérias e nesse momento a pressão é maior (pressão sistólica), enquanto que quando o coração está em repouso entre um batimento e outro há uma diminuição da pressão sanguínea e isso é conhecido como pressão diastólica. Assim, a pressão arterial máxima deve variar entre 90 e 120, já a mínima entre 60 e 90.

Em resumo, há quatro sinais vitais que são avaliados através da somatometria: respiração, pulso, temperatura e pressão arterial.

Imagem: Fotolia. Microgen

Relacionados:

  1. Superfície Corporal
  2. Planimetria
  3. Campimetria
  4. Metrologia
  5. Peso
  6. Parâmetro
  7. Peso Atômico
  8. Obesidade
  9. Termorregulação
  10. Bioestatística