Conceito » Educação » Programa

Programa - Conceito, o que é, Significado

Num sentido geral, o termo programa se refere a algo que se planeja com a intenção de executar mais tarde. Este vocábulo é utilizado em todas as atividades que exigem certa organização anterior, como um plano de férias, de estudo, uma estratégia de negócio, uma proposta política, um planejamento de treino físico, entre outros. Em geral, o programa é uma síntese esclarecedora de algo.

Alguns são elaborados de forma rigorosa e sistemática (por exemplo, aqueles que têm a ver com o mundo dos negócios), já outros são um breve resumo que destaca algumas orientações.

De qualquer forma, seu desenvolvimento tem um objetivo duplo: prever uma situação com antecedência e informar os demais sobre algo. Em português, existem várias palavras que atuam como sinônimos: plano, projeto, esquema, prospecto, esboço. Nos últimos anos, um conceito equivalente foi registrado: roteiro.

A figura do programador vai além da computação

Todo programa deve ser planejado por uma pessoa ou equipe, ou seja, por alguém que tem a capacidade de organizar algo de forma eficaz. Então, quem programa é geralmente um especialista no assunto. Embora a palavra programador seja utilizada no campo da informação, a mesma se refere ao técnico que organiza as instruções relacionadas ao computador.

Na prática, há "programadores" em todas as áreas, como um treinador esportivo, um professor, um produtor de cinema, um cozinheiro, todos organizadores de suas respectivas atividades.

O cérebro como programa e desprogramação mental

Nosso cérebro atua como um programa informático. Assim, há instruções e códigos biológicos com os quais nascemos, assim como com a aprendizagem e os hábitos comportamentais que incorporam novas estratégias e nos permitem adaptar-se à realidade.

Os neurocientistas afirmam que os seres humanos estão programados para viver em sociedade, apaixonar-se, praticar exercícios ou manipular a realidade que os rodeia. No entanto, o programa do nosso cérebro também pode receber alguns vírus, ou seja, ideias tóxicas ou perigosas que vão contra nós mesmos. Isto é o que acontece em alguns casos em que os indivíduos são manipulados por outros, por exemplo, pelos membros de uma seita destrutiva. Quando isso acontece, deve-se recorrer a algum tipo de desprogramação mental.

A desprogramação mental significa desbloquear uma série de ideias e crenças profundamente enraizadas para que o indivíduo afetado possa pensar por si só. De acordo com especialistas desta matéria é o próprio indivíduo que se desprograma, mas isso requer a ajuda de um especialista.

Imagem: Fotolia. JackF

Relacionados:

  1. Plano de Negócios
  2. Esboço
  3. Capacitação
  4. Planejamento
  5. Plano Operativo
  6. Plano de Trabalho
  7. Povos Mágicos
  8. Esquema
  9. Esboço
  10. Orçamento Público