Conceito » Aprender » Computador

Computador - Conceito, o que é, Significado

Denomina-se computador a um dispositivo capaz de processar informação que lhe será inserida e em seguida devolvida ao usuário de tal forma que lhe seja útil. Os computadores existem desde meados do século XX, mas apesar de manter uma arquitetura parecida, tem variado substancialmente em muitas de suas características. Assim, a capacidade de processamento adquirida com o tempo tem sido bastante reforçada. Outra característica a ser considerada desta evolução é a diminuição de seu tamanho. De fato, no passado, elas podiam ocupar todo um cômodo devido ao seu peso e tamanho considerável. Já se observarmos hoje um computador ocupa um pequeno espaço e apresenta mil vezes mais capacidade de processamento; é evidente o grande desenvolvimento da tecnologia.

No entanto, a arquitetura básica do computador se mantém invariável ao longo do tempo. Com isso, significa que formalmente suas partes básicas estão presentes tanto nos primeiros computadores como nos atuais. Assim, esteve sempre presente uma unidade central de processamento, uma memória e diferentes meios de comunicação com o exterior. A memória funciona como o campo de trabalho que utiliza o processador: recebe informação, processa e depois devolve. Por outro lado, o computador precisa comunicar-se com o usuário e faz através de diversos elementos denominados periféricos (por possuir menor importância). Com os periféricos de entrada pode incorporar dados ao computador, enquanto que os periféricos de saída recebem informação após sofrer um processo de elaboração.

O computador se tornou um elemento central em nossas vidas. No início servia apenas gente especializada com conhecimentos de programação e que faziam bom uso do mesmo. No entanto, com o passar do tempo seu uso se estendeu a quase toda população que a usa para as mais variadas tarefas. Assim, é utilizado tanto para o lazer como na área corporativa. Com a expansão da rede, nos últimos tempos, seu uso se aprofundou ainda mais, dando lugar a novos horizontes. Na verdade, se hoje é comum a presença de um computador físico para a realização de atividades, no futuro também haverá a possibilidade de computadores virtuais para exercer as tarefas da rede.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: