Conceito » Cultura » Povos Mágicos

Povos Mágicos - Conceito, o que é, Significado

Nos últimos anos, o governo mexicano lançou uma campanha de promoção turística conhecida nacionalmente como Povos Mágicos. Nesta campanha são divulgados aqueles lugares que se destacam por sua dimensão histórica, lendas e símbolos.

Principais características do programa

O programa Povos Mágicos tem o propósito de relançar o turismo nacional e internacional e, ao mesmo tempo, potencializar a atividade econômica de certos municípios.

O modelo de turismo proposto pretende ser sustentável. São potencializadas as tradições indígenas para promover um turismo de respeito com a cultura, longe da destruição do meio ambiente e da massificação do turismo de sol e praia.

As localidades que fazem parte deste projeto recebem um reconhecimento do governo destinado a preservar seu legado cultural.

Para que uma localidade faça parte do programa é necessário cumprir com algumas condições:

1) que seus habitantes se envolvam com o projeto através de plataformas sociais e da participação cidadã;

2) que as autoridades dos municípios se comprometam com o projeto através de um plano estratégico;

3) todo povo mágico está obrigado a ter um regulamento sobre a imagem do município, uma série de serviços públicos, medidas de acessibilidade, planos para o pequeno comércio, assim como serviços de assistência e segurança.

Os municípios que estão integrados no Programa “Povos Mágicos” se destacam por suas construções emblemáticas, suas festas e tradições, assim como sua gastronomia e produção artesanal.

Um plano turístico para recuperar áreas esquecidas

Como na Espanha, o modelo de turismo mexicano é baseado na oferta de sol e praia. No entanto, nos últimos anos, os dois países lançaram planos para que certas localidades do interior tenham uma projeção turística que permita revitalizar a atividade econômica. Os “Povos Mágicos” do México tem certa semelhança com o “Caminho de Santiago” na Espanha e outros eventos culturais que atraem grande número de turistas.

Povos Mágicos e o Caminho de Santiago são dois exemplos ilustrativos do potencial turístico de alguns territórios que ficam longe da praia. As propostas de turismo cultural permitem a manutenção do patrimônio artístico de uma nação e representam uma importante fonte de renda para seus países, como demonstrado na cidade de Petra na Jordânia, em Machu Picchu no Peru, nas pirâmides do Egito, na Alhambra de Granada na Espanha ou na Rota 66 nos Estados Unidos.

Imagem: Fotolia. javarman

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: