Conceito » Tecnologia » Programação

Conceito de Programação

Para aqueles que enxergam de fora do mundo da tecnologia, a disciplina programação mantém algo esotérico e incompreensível. É um dos principais expoentes que os não iniciantes chamam de freaks ou geeks. Mas o que é isso exatamente?

Um programa informático é composto de uma série de instruções a ser executado por um computador. Estas instruções são desenvolvidas de acordo com a ciência da programação.

Em suma, a programação é o caminho que nos leva a produzir um programa informático, do qual funciona através de uma série de regras e princípios que constituem determinada disciplina

Apesar das linguagens de programação, as filosofias e técnicas empregadas em cada para resolver os problemas são diferentes. Acredita-se na disciplina da programação como algo unificado, uma vez que todas as linguagens partem de uma série de abordagens comuns, mesmo que suas técnicas de criação de programas acabem sendo diferentes.

O programa existe desde o surgimento da ciência da computação, mas progrediu e evoluiu paralelamente ao desenvolvimento das máquinas antecessoras.

Inicialmente a programação era muito manual, já que os computadores (pouco existentes no mundo, grandes, com pouca potência e comuns) eram reprogramados para cada tarefa específica através de mudanças no cabeamento, o que se fazia era desligar e reconectar os cabos em diferentes posições.

Esta é a versão mais pura do "código de máquina", embora nos anos 50 e 60 foi desaparecendo em favor da inserção de comandos através da adoção de telas e teclados.

No entanto, esta é a programação da era dos computadores modernos, enraizada como disciplina do século XIX, que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial.

Embora não fossem materializados, vários engenheiros desenvolveram máquinas de uso generalizado.

Mais especificamente, a máquina analítica de Charles Babbage, a matemática Augusta Ada Byron (1815-1852) e a condessa de Lovelace (primeira programadora) criou uma sequência para a realização de cálculos considerados como conjunto, o primeiro programa informático da história.

Deve-se destacar que Ada Byron não sistematizou a ciência da programação. A linguagem de programação Ada leva este nome precisamente em sua homenagem

O código de máquina passou para uma linguagem de alto nível, criada para abstrair o que se fazia no código, tornando fácil seu uso e aprendizado, além de simplificar as listagens.

Após desenvolver um programa de linguagem de alto nível, o mesmo deve ser "compilado", um processo que traduz esta linguagem de alto nível ao código de máquina. Este último fica restrito a certos usos, como o desenvolvimento de drivers e peças que trabalham diretamente com o hardware.

Enfim, a programação é uma ciência ou arte de criação de algoritmos para resolver determinados problemas, sendo executada por um computador qualquer.

Imagem: Fotolia. Redpixel

Relacionados:

  1. Informática
  2. Programação Neurolinguística
  3. Machine Learning (Aprendizado de Máquina)
  4. Sistema
  5. Programa
  6. Pré-Graduação
  7. Navegador
  8. Pensamento Crítico
  9. Análise Numérica
  10. Computador