Conceito » Psicologia » Psicogenealogia

Conceito de Psicogenealogia

A árvore genealógica mostra a estrutura da história familiar. Esta árvore permite ao protagonista conhecer seus antepassados. Portanto, esta estrutura estuda a família como um sistema que se nutre da relação constante entre o todo e suas partes.

Pois bem, no contexto da psicologia, esta disciplina em especial destaca o valor emocional que os antepassados podem causar nas novas gerações.

História familiar

Este estudo conclui que a psicogenealogia possui algumas atitudes inconscientes que podem ter sua origem em costumes e atitudes passadas de geração em geração em uma família. Ou seja, a psicogenealogia analisa a carga que o passado familiar pode ter sobre a liberdade individual.

A psicogenealogia conclui também que a partir desta perspectiva, o sofrimento humano não está relacionado aos sofrimentos individuais, mas sim aos sistemas de grupo; são problemas da própria história familiar. Deste modo, para uma pessoa ser terapêutica ela precisa conhecer o passado de sua família para poder conhecer a si mesma.

Deve-se destacar que a árvore genealógica é um organismo em constante movimento

Não se trata de uma entidade estática, mas sim de um bem que evolui rumo ao futuro com a chegada de novas gerações. A análise psicológica da árvore genealógica permite que uma pessoa aprofunde suas raízes inconscientes para descobrir as causas que levaram a esta situação.

A psicogenealogia parte de uma ideia essencial na qual uma pessoa carrega nas costas o possível peso dos erros passados que afetam o presente. O curioso sobre esta teoria é que uma pessoa pode estar condicionada inclusive a comportamentos ancestrais, mesmo sem conhecê-los. Portanto, oferece à família um caráter determinista na vida do indivíduo que se encontra totalmente condicionada ao passado, no contexto desta teoria psicológica.

Herança psicológica na família

Esta teoria quando analisada de forma correta no contexto familiar pode causar importantes conflitos e gerar muito sofrimento. Por exemplo, a luta interior que um jovem sente quando se encontra entre a possibilidade de seguir sua vocação profissional ou continuar o legado da família dentro de um negócio particular. Este debate é a luta entre a liberdade individual e o peso da tradição familiar que o filho acaba sentindo.

A partir desta perspectiva, o ser humano sente sobre si o peso das tradições familiares que lhe impedem de desenvolver-se plenamente até chegar à consciência real de qual é a causa do seu bloqueio interior.

Imagem: Fotolia. Sentavio

Relacionados:

  1. Pedagogia Familiar
  2. Constelações Familiares
  3. Terapia Sistêmica
  4. Teoria de Sistemas
  5. Memória Coletiva
  6. Adaptar
  7. Sociedade
  8. Antropologia Social
  9. Família
  10. Heráldica