Conceito » Esporte » Jogos Olímpicos

Jogos Olímpicos - Conceito, o que é, Significado

Os Jogos Olímpicos são sem dúvida os representantes máximos do esporte na atualidade, sendo o evento mais significativo e que reúne atletas de todas as partes do mundo para realizar suas apresentações em diferentes modalidades, tanto individuais como em grupo.

Além disso, os Jogos Olímpicos são um dos eventos que reúne a maior quantidade de espectadores e devido a sua longa trajetória são considerados um dos momentos mais importantes de união da Humanidade.

Nasceram na Grécia Antiga, desde o ano 776 a. C.

As diversas cidades ou poleis que faziam parte do território grego se reuniam a cada quatro anos no santuário de Olímpia, exatamente localizado no Monte Olimpo, o que lhes dá o nome. As cidades competiam entre si em diversas modalidades esportivas, sendo que a maior parte se encontra agrupada hoje dentro de um conjunto conhecido como atletismo (corridas de pista, corridas com obstáculos, salto em altura, salto à distância, arremesso de dardo, etc.).

No entanto, com a queda da civilização grega a tradição dos jogos se perdeu e só foi retomada em 1896, quando foram realizados na cidade de Atenas, marcando assim o início do que conhecemos como Jogos Olímpicos modernos.

Na nova geração, são representados pelo famoso logo de cinco círculos que representa a união dos cinco continentes

Possuem uma lista muito mais ampla de modalidades e esportes que foram variando ao longo do tempo e incorporando esportes modernos como o futebol, os esportes aquáticos ou de equipe

Os atuais Jogos Olímpicos também são realizados a cada quatro anos com o objetivo de dar tempo a cada cidade anfitriã para preparar as instalações necessárias para tal evento. A seleção da cidade que será a sede dos Jogos é tarefa do Comitê Olímpico Internacional, que também colabora na organização e preparação das sedes.

Imagem: Fotolia. carlajuliellen

Relacionados:

  1. Atletismo
  2. Atleta
  3. Equitação
  4. Esporte
  5. Jogos Recreativos
  6. Triatlo
  7. Ginástica
  8. Halterofilismo
  9. Fórmula 1
  10. Turista