Jogatina - Conceito, o que é, Significado

A jogatina é um vício de jogo, especialmente dos jogos de azar dos quais se realizam apostas com dinheiro ou outras atividades lúdicas na qual é possível conseguir algum ganho ou prêmio. A pessoa viciada é conhecida como jogadora e sua inclinação pelo jogo pode ser realizada através de máquinas caça-níqueis, loterias esportivas, briga de animais, jogos de bingo, roleta, poker e uma ampla gama de jogos.

Um transtorno da conduta

Em termos psiquiátricos a jogatina é transtorno da personalidade. Em relação a sua origem não há um acordo definitivo, já que se acredita que há um fator genético e hereditário, mas a jogatina tem um componente social e, portanto, é algo que se aprende.

Este vício do jogo é bastante similar a outros distúrbios, tais como alcoolismo, dependência de drogas ou vício em sexo. De qualquer forma, o jogador compulsivo não pode controlar sua propensão ao jogo e este desajuste afeta sua vida diária, especialmente sua economia.

Consequências da jogatina

Este vício traz graves consequências para o indivíduo e para as pessoas ao seu redor. O jogador compulsivo sente uma vontade irreprimível de jogar e na maioria dos casos isso leva a grandes perdas econômicas, uma circunstância que pode desestabilizar a economia pessoal e familiar.

O jogador compulsivo recorre a mentiras e enganos para que não conheçam sua dependência. Em certas ocasiões, chega a roubar dinheiro para continuar o jogo. Pode-se dizer que o viciado em jogo está preso psicologicamente e se encontra em uma progressão destrutiva com angústia, perdas econômicas, mentiras, decepção e sentimento de culpa.

Não é fácil identificar um viciado em jogo, pois sua aparência parece ser normal e não há nenhum sinal evidente de que sofra com esse transtorno, diferentemente do alcoolismo que apresenta sinais externos que permitem detectar a dependência.

A jogatina pode ser curada

O jogo patológico é uma doença com consequências graves, mas que tem cura. Os especialistas em vício acreditam que o primeiro passo para solucionar esta dependência consiste em reconhecer o problema e procurar ajuda especializada. A terapia para combater a jogatina deve ser baseada em dois elementos: convencer o viciado que seu comportamento é prejudicial e, por outro lado, reduzir os níveis de ansiedade associados a esta doença.

Imagem: Fotolia. ra2 studio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: