Rumba - Conceito, o que é, Significado

A rumba é um gênero musical de caráter popular, festivo e alegre. Não há uma única versão da rumba, pois a mesma apresenta diversas variantes: a africana, cubana, flamenca, catalã ou colombiana.

A palavra rumba é empregada como sinônimo de festa ou folia, assim estar de rumba equivale ao mesmo que divertir-se. Da mesma forma, uma pessoa rumbosa é alguém divertido e alegre.

Pontos principais da rumba

- Este gênero musical apresenta dois aspectos: a dança e o canto. Em todas as suas modalidades é uma expressão musical que nasce do povo e tem um caráter muito espontâneo e de rua.

- Trata-se de uma dança na qual um homem e uma mulher são os protagonistas e simulam uma aproximação sexual ao mesmo tempo em que outros participam com o canto;

- Os instrumentos musicais são bem variados e dependem da tradição de cada país: o emprego de uma caixa grande com se fosse um tambor, pedaços de cana para a percussão conhecidos como guaguas, marugas de metal (chocalho) e o guiro são próprios da rumba cubana, além do violão espanhol, castanholas e palmas que são elementos característicos da rumba flamenca ou catalã.

- Em relação à letra das canções, trata-se de temas amorosos, sociais ou acontecimentos trágicos da vida cotidiana, mas tudo isso com um tom descontraído, irônico e divertido.

A origem histórica da rumba

Segundo a maioria dos estudos, a origem remota da rumba é africana. Acredita-se que este ritmo musical foi se alastrando lentamente e chegando à Índia, posteriormente a Europa e América. É bem provável que foram os ciganos (em sua primeira imigração da Índia) que introduziram a rumba em outros países, principalmente no sul da Espanha.

A rumba catalã

As primeiras testemunhas da rumba catalã se deram em Barcelona na década de 1950. Até então, Barcelona era uma cidade que acolhia a população de origem andaluza e raça cigana. Portanto, o flamenco próprio de Andaluzia é a música originária que se desenvolveu nos bairros pobres de Barcelona. A rumba era cantada tanto em espanhol como em catalão.

A partir de suas origens, a rumba catalã não deixou de evoluir, desta maneira, se uniu a outros estilos (por exemplo, com o rock e o blues) e se tornou o hino dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. Na festa de encerramento dos Jogos “Os Manolos” foram o grupo de rumba que divertiu o público com a canção “Amigos para sempre”.

Imagem: Fotolia. aroas

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: