Conceito » Esporte » Atleta

Atleta - Conceito, o que é, Significado

A palavra atleta provém do grego athletes e por sua vez do termo aethos, que significa esforço. Atendendo a sua origem etimológica, o atleta é aquele que compete com esforço por um prêmio. Fora da etimologia, o atleta é aquele que pratica alguma modalidade relacionada ao esporte, mais específico ao atletismo.

Nos últimos anos, a palavra atleta tem incorporado novos significados, como runner ou corredor popular, dois termos válidos na linguagem coloquial, mas claramente imprecisos.

Na Grécia Antiga

Como muitas outras atividades, o atletismo surgiu na civilização grega antiga. O atleta era um participante das competições esportivas realizadas periodicamente: os Jogos Olímpicos, os Jogos Píticos, os Jogos Ístmicos, entre outras competições.

O principal requisito para ser reconhecido como atleta era ser um cidadão grego com plenos direitos e superar certas provas impostas pelos juízes da organização. Mesmo assim, o atleta tinha que passar por um período suficiente de treinamentos e, por último, fazer um juramento perante a estátua de Zeus antes da competição.

O atleta grego realizava corridas de curta e longa distância, arremesso de disco e de dardo, salto à distância, além de competir na luta livre, no boxe e nas corridas de carros com cavalos. Os campeões olímpicos recebiam como prêmio uma coroa de louros e, o mais importante, eram considerados heróis nacionais.

Nos dias de hoje, um atleta profissional ou amador se dedica normalmente a uma modalidade do atletismo dentro do grupo das corridas, saltos ou arremessos.

O local das competições pode variar, pois alguns são realizados ao ar livre em uma pista de 400 metros, outras em pistas fechadas e de menor dimensão; além da cross, única prova realizada em um espaço aberto diferente da pista convencional (por este motivo o atletismo é conhecido no inglês americano como track and field, ou seja, pista e campo).

O atleta profissional recebe uma remuneração por sua atividade e normalmente se dedica exclusivamente para atender as diversas competições, enquanto que o atleta amador se exercita e compete por simples hobby sem receber qualquer valor em dinheiro.

As fraudes no atletismo

Nos Jogos da Grécia Antiga ocorreram casos de fraude. Quando isso acontecia os atletas eram punidos com multa pesada e o dinheiro arrecadado servia para construir uma estátua cujo nome do atleta do infrator era evidenciado. Essas fraudes geralmente se baseavam no suborno de outros competidores que não tinham as mesmas condições físicas dos outros atletas.

Atualmente, a principal fraude que ocorre nas competições é o doping, o uso de substâncias proibidas que potencializa a vitalidade e o desempenho dos atletas. Quando um atleta se dopa o mesmo introduz um componente que deteriora sua essência, tornando-se alguém que compete além do que pode (através de uma fraude) para conquistar o prêmio.

Imagem: Fotolia. intararit

Relacionados:

  1. Atletismo
  2. Triatlo
  3. Luta Greco-romana
  4. Jogos Olímpicos
  5. Halterofilismo
  6. Treinador Pessoal (Personal Trainer)
  7. Nike
  8. Pliometria
  9. Esforço
  10. Hélade