Conceito » História » Hélade

Hélade - Conceito, o que é, Significado

Todos os povos do mundo grego antigo receberam um nome, Hélade. O primeiro registro deste termo se remonta ao período homérico e foi usado para se referir à região de Tessália, a pátria dos helenos. No entanto, o termo Hélade não era usado simplesmente num um sentido geográfico, mas sim ao conjunto de valores e ideais que conformavam a civilização grega.

A civilização grega se estabeleceu nos territórios da Ática e do Peloponeso, na costa do Mar Egeu e das ilhas da região. Os diversos povos gregos não formavam uma nação como entendemos hoje em dia, mas tinham uma língua que os reuniam: o grego, assim como as tradições que os mantém unidos culturalmente.

Manifestações culturais da Hélade

A Ilíada e da Odisseia de Homero escritas no século VIII a. C constituem a raiz cultural desta civilização. Deve-se destacar que em ambas as obras poéticas são contadas os principais episódios que compõem a história dos gregos, como a Guerra de Tróia e os vários personagens reais e fictícios de sua cultura, desde Aquiles e Apolo, passando por Vulcano e Ulisses.

No mundo da arte, destacam-se Praxiteles, na escultura e Arquíloco, na poesia. Na dramaturgia vale mencionar Hesíodo, Sófocles e Ésquilo. Por outro lado, os gregos eram amantes do esporte e organizam competições periodicamente, como os Jogos Olímpicos e os Jogos Píticos.

A mentalidade grega tinha problemas fundamentais: a tradição mitológica e a racionalidade

Os mitos serviam para explicar suas próprias tradições e costumes, mas estas histórias começaram a perder força com o surgimento de um novo saber: a filosofia. Assim, as explicações estritamente racionais foram impondo-se gradativamente como único modelo válido para explicar os vários fenômenos da natureza.

O legado da Hélade

Para os gregos do mundo antigo a ideia de Hélade fazia referência a uma forma compartilhada de entender a vida. Cada polis ou cidade-estado era completamente independente do ponto de vista político, mas todos tinham uma cultura em comum. Seu mundo faz parte do passado, mas está muito presente nos dias de hoje. Neste sentido, a arte, a política, a filosofia e a ciência da atualidade tiveram sua origem no contexto cultural de Hélade.

Imagem: Fotolia. xunantunich

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: