Conceito » Saúde » Intestino Delgado e Intestino Grosso

Intestino Delgado e Intestino Grosso - Conceito, o que é, Significado

O intestino é um segmento do aparelho digestivo que se encontra entre o estômago e o reto. Esta estrutura tem como principal função realizar a absorção dos diversos nutrientes e da água contida nos alimentos.

Sua primeira parte é a maior, conhecida como intestino delgado. A parte final que macroscopicamente é mais grossa e tem uma parede de característica diferenciada, por tais motivos leva o nome de intestino grosso.

Intestino delgado

Tem a forma de um tubo, com diâmetro de aproximadamente 3 cm e comprimento por volta de 7 metros. Consiste em três partes: duodeno, jejuno e íleo.

Duodeno. É a porção inicial do tubo intestinal, localizado em continuação ao estômago, contém 25 cm de comprimento e é composto por quatro segmentos. Os alimentos alcançam o duodeno depois de sair do estômago através do piloro, a partir daí os ductos provenientes da vesícula biliar e do pâncreas se abrem e transportam as secreções conhecidas como sucos digestivos, das quais se encontram diversas enzimas necessárias para realizar a digestão das gorduras e dos açúcares.

Jejuno-íleo. Está localizado em continuação ao duodeno e neste segmento se dispõe em forma de "U", dando origem às chamadas alças intestinais. O jejuno-íleo se encontra unido à parede posterior do abdome através de uma membrana conhecida como mesentério. É rico em estruturas chamadas vilosidades intestinais, das quais têm a função de aumentar a superfície intestinal que entra em contato com os alimentos digeridos, o que favorece o processo de absorção dos nutrientes.

Intestino grosso

Corresponde à última parte do intestino, atinge 1,5 metros de comprimento com diâmetro de 7 a 8 cm. Possui quatro partes: cego, cólon, sigmoide e reto.

Cego. É a primeira parte, está localizado na região inferior direita do abdômen, onde se encontra o orifício da qual termina o apêndice.

Cólon. É a maior porção do intestino grosso e está dividida em três partes, identificando o cólon ascendente localizado ao lado direito do abdômen, o cólon transverso localizado na frente do estômago e o cólon descendente que se encontra ao lado esquerdo do abdômen.

Sigmoide. Corresponde a um fragmento livre em forma de asa localizado na parte inferior esquerda do abdome e em continuação ao reto.

Reto. É a parte final, tem um diâmetro maior e constitui um reservatório por onde as fezes fecais se acumulam até serem expelidas ao exterior através do ânus.

Este segmento intestinal tem como principal função realizar a absorção da água que permanece como remanescente dos alimentos após serem absorvidos os diversos nutrientes do jejuno-íleo.

O resíduo final contido no interior do cólon e do sigmoide é convertido em resíduos fecais, excremento que deve ser evacuado para o exterior.

Imagem: Fotolia. Zonda

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: