Conceito » Saúde » Parvovírus Canino

Parvovírus Canino - Conceito, o que é, Significado

É um tipo de infecção que afeta geralmente filhotes de cachorros. Esta infecção viral acontece normalmente de maneira rápida, podendo provocar problemas de saúde nos cachorros, inclusive a morte.

A infecção por parvovírus é geralmente transmitida através das fezes de outros cachorros infectados, afetando principalmente as células do intestino delgado dos cães que se encontram em fase de crescimento. Por esta razão, é aconselhável passear com os cães em lugares limpos e evitar que se aproximem das fezes de outros cachorros, ou ainda, que comam qualquer tipo de lixo encontrado na rua.

Esta doença pode ser transmitida também através de insetos ou de outros animais infectados, ou ainda pelos restos de fezes acumulados nos sapatos.

Recomendações para detectar uma infecção por parvovírus

Para saber se um cachorro está infectado por um parvovírus é conveniente levar em conta uma série de dicas. Em primeiro lugar, observar se o animal não tem apetite ou se encontra com falta de energia e vitalidade.

Outros sintomas são os vômitos e as diarreias sangrentas com um odor bem peculiar. Em certas ocasiões, o cachorro pode expressar um estado de desidratação ou febre. Os problemas nos olhos e de boca seca também são sintomas desta doença.

Deve-se levar em conta que estes sintomas precisam ser tratados por um veterinário, pois do contrário podem levar à morte do animal.

Esta doença afeta especialmente os filhotes e raras vezes se manifesta em cães adultos que costumam ser imunizados por vacinas.

Tratamento a seguir

Embora não haja uma cura definitiva para esta doença, é possível seguir um tratamento de suporte para os cachorros infectados pelo parvovírus. Desta maneira, o tratamento a seguir é dirigido a eliminar os sintomas da doença. O importante é restabelecer a saúde do cachorro para que o ciclo do vírus seja eliminado por completo. Para combater o parvovírus são utilizados ocasionalmente alguns soros específicos, aumentando consequentemente a imunidade do animal. Como regra geral, a cura de um cachorro com parvovírus pode demorar cerca de uma semana.

Para prevenir esta infecção é aconselhável seguir as normas de vacinação indicadas por um veterinário e manter a boa higiene tanto em casa como nas caminhadas diárias. As vacinas não são uma garantia contra o parvovírus, mas reduzem significativamente sua possível aparição.

Imagem: Fotolia. Maria Sbytova

Relacionados:

  1. Casais Sorodiscordantes
  2. Febre Tifoide
  3. Mastite
  4. Domesticação
  5. Abscesso
  6. IgG e IgM
  7. Diarreia
  8. Amebas
  9. Proctologia
  10. Granuloma