Conceito » Saúde » Loratadina

Loratadina - Conceito, o que é, Significado

A presença de poeira, do pólen das plantas e do contato com animais domésticos pode desencadear reações alérgicas. Estas que são normalmente tratadas com anti-histamínicos e pela loratadina, uma medicação específica do tipo anti-histamínico.

É usada para tratar alguns sintomas associados a alergias, tais como nariz escorrendo, coceira na pele, ardor nos olhos ou espirros. Este medicamento combinado com outros pode ser benéfico para combater resfriados, sintomas de urticária ou problemas cutâneos.

Sentimentos adversos, contraindicações e precauções

Em certas ocasiões seu consumo provoca cefaleias, sensação de sonolência e reações cutâneas. Como alguns medicamentos, a loratadina deve ser consumida com receita médica. É o especialista quem deve avaliar sua ingestão, já que alguns problemas de saúde podem ser incompatíveis com seu consumo.

Não é aconselhável para pessoas com tonturas, problemas de visão ou fraqueza muscular. Por outro lado, seu uso deve ser restringido durante a gravidez e amamentação, nas doenças hepáticas e em crianças menores de um ano. Obviamente, pessoas com alergias a este medicamento não devem consumi-la.

Ingestão, absorção e metabolização

Toma-se por via oral, seja como xarope ou então em comprimido. Após sua administração oral, o organismo absorve completamente e o elimina após nove horas aproximadamente.

A loratadina é absorvida rapidamente no intestino delgado. Depois entra na corrente sanguínea e finalmente é metabolizada no fígado. O fármaco é expelido na urina ao longo de um período de 10 dias.

A histamina e alguns anti-histamínicos naturais

A alergia é uma reação do sistema imunológico frente a algo que não incomoda a maioria dos indivíduos. Aqueles que sofrem de alergia costumam ser sensíveis a mais de uma substância. Quando o corpo se encontra exposto a algum alérgeno produzem histaminas e estas acabam alterando as células do organismo. A histamina é uma substância que o próprio corpo produz de maneira natural e os problemas aparecem quando sua produção celular é excessiva.

Para aliviar as alergias a loratadina é a opção farmacológica mais comum. No entanto, há pessoas que preferem não consumir fármacos e optar por remédios naturais alternativos. Entre os anti-histamínicos naturais mais efetivos estão os seguintes: os kiwis e as laranjas (estas frutas contêm vitamina C e ajudam a prevenir as alergias), alguns gramas de sal na ponta da língua no momento de perceber os primeiros sintomas da alergia ou a urtiga consumida em forma de infusão.

Imagem: Fotolia. anetlanda

Relacionados:

  1. Histamina
  2. Receita Médica
  3. Dietoterapia
  4. Mastite
  5. Formaldeído
  6. Eczema
  7. Passiflora
  8. Kit ou Estojo de Primeiros Socorros
  9. Triagem
  10. Parvovírus Canino