Conceito de Digestão

DigestaoA digestão é um dos processos mais importantes de todos os seres vivos, pois é aquele que permite transformar os alimentos em nutrientes absorvidos no organismo e que o indivíduo em questão possa seguir vivendo. A digestão varia de animal em animal, mas em todos os casos é um processo bem mais complexo que envolve vários órgãos e músculos.

A digestão pode ser entendida com uma função mecânica e química, uma das capacidades dos seres vivos que têm como objetivo a transformação e alteração dos alimentos (carne, verduras, lácteos, farinhas) em diferentes tipos de nutrientes (proteínas, minerais, vitaminas, gorduras) que são utilizados pelo organismo para crescer e seguir vivendo. A digestão é conhecida como um catabolismo, pois se caracteriza por transformar os alimentos e produtos consumidos em elementos menores e separar suas partes até torná-las absorvíveis pelos diferentes tecidos e órgãos do corpo. Podemos dizer que a principal função do processo digestivo é a obtenção de energia.

O aparelho digestivo é um dos mais complexos e no ser humano ocupa uma importante parte de seu organismo, pois está composto por diversos órgãos e necessita de várias fases. Seu início acontece a partir do consumo de algum alimento que é introduzido na cavidade bucal (onde já começa ser transformado pelas glândulas que ali se encontram), a segunda instância é a da faringe e do esôfago, espaços em que a comida já transformada é conduzida para chegar finalmente na zona de digestão propriamente dita. Esta é conhecida basicamente como a fase mecânica.

A seguinte fase é a química, aquela em que os líquidos e os sucos gástricos contribuem em separar as moléculas e convertê-las em bolo alimentar, algo muito mais fácil de trabalhar. Estas substâncias químicas são aplicadas em órgãos como o pâncreas, o estômago e os intestinos. A fase final do processo digestivo é a evacuação dos elementos não nutritivos, fase que termina na seção final do aparelho digestivo conhecido como ânus.

Referencia autoral

Publicado em fev., 2014. Pela equipe Editorial de Conceitos. Disponível em https://conceitos.com/digestao/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Conceitos - Informação de Privacidade - Sobre - Contato