Conceito » Saúde » Vitamina B12

Vitamina B12 - Conceito, o que é, Significado

A vitamina B12 ou cobalamina é uma importante vitamina do grupo B. Esta vitamina é essencial para a divisão das células, pois interage no processo de replicação do DNA.

Alimentos que a contêm

Esta vitamina pode ser encontrada nos alimentos de origem animal, especialmente nas vísceras, como fígado, carne, ovos e leite.

Apesar de estar contida nos alimentos de origem animal, a verdadeira origem da vitamina B12 são as bactérias que fazem parte da flora intestinal. A partir daí é absorvida e incorporada aos tecidos e passam a ser a principal fonte para os seres humanos.

Existem apenas dois alimentos de origem vegetal que fornecem vitamina B12, as algas nori e chlorella. Nelas a vitamina é produzida por bactérias que vivem em suas raízes.

É absorvida por um mecanismo complexo

Ao ingerir os alimentos, esta vitamina é isolada pelo efeito das enzimas do estômago. Uma vez em sua forma livre pode unir-se a uma molécula produzida pelas células estomacais chamadas de fator intrínseco, do qual é um processo imprescindível para sua absorção através do intestino delgado.

No sangue, a cobalamina viaja junto com uma molécula transportadora que a leva aos tecidos onde será utilizada, principalmente a medula óssea e o fígado.

Manifestações da deficiência no organismo

Sua carência é manifestada pela falha na produção das células que precisam de uma troca frequente, como ocorre com as células do sangue, especialmente os glóbulos vermelhos.

O déficit de cobalamina produz um tipo de anemia chamada anemia megaloblástica. Quando a deficiência não se deve à contribuição da vitamina, mas à falta de produção do fator intrínseco, ou à incapacidade do intestino de absorver o complexo vitamina fator intrínseco (devido à remoção de uma porção do estômago ou do intestino, como consequência de uma cirurgia), ocorre o transtorno conhecido como anemia perniciosa.

Outro sistema por onde ocorrem sintomas de falta desta vitamina está relacionado ao sistema nervoso central. Ali se manifestam transtornos da memória e até mesmo início de demência. Neste caso, as manifestações são produto da alteração na formação das membranas que revestem as extensões dos nervos, chamadas de bainhas de mielina.

Causas da deficiência

Atualmente uma das principais causas de deficiência deste nutriente é a adoção da dieta vegana, estilo de alimentação que suprime todos os alimentos de origem animal, incluindo os ovos, o leite e seus derivados, únicas fontes desta vitamina. . Por esta razão, os veganos precisam receber suplementos de cobalamina.

Outras causas de deficiência são as alterações genéticas que levam a não produção do fator intrínseco, às cirurgias abdominais das quais é realizada a resseção do fundo do estômago ou a parte final do intestino delgad, assim como o uso de medicamentos como metformina e os inibidores da produção de ácidos gástricos como omeprazol, lansoprazol, esomeprazol ou pantoprazol.

Imagens Fotolia: Tussik, Ikebana

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: