Conceito » Saúde » Esperança de Vida

Esperança de Vida - Conceito, o que é, Significado

Está compreendido com ênfase especial na disciplina da saúde pública o que se pode esperar de uma pessoa a partir dos dois anos de idade.

Trata-se de um dos principais indicadores utilizados para avaliar o estado de saúde geral de determinada população e que reflete diretamente nas condições de seu sistema sanitário.

O nível médio na população mundial

A esperança de vida é muito baixa nos países com graves problemas de pobreza, desnutrição e ignorância de seus habitantes. Diante dessas condições aumenta o risco de desenvolver diversos transtornos de saúde, principalmente doenças infecciosas que podem levar as altas taxas de mortalidade infantil, inclusive em adultos.

Os países em que a população consegue atingir as idades menores são principalmente os países africanos, em especial Serra Leoa, Botsuana, Moçambique, República Democrática do Congo e Lesoto, onde seus habitantes podem alcançar o máximo de cinquenta anos de idade.

Países desenvolvidos, com boas condições sanitárias e maior nível educacional, favorecem para que seus habitantes possam atingir entre 82 e 84 anos de idade. Este é o caso de países como Hong Kong, Japão, Suíça, Espanha e Itália, nações com maior expectativa de vida ao nascer.

Estas diferenças marcantes não são mais do que um reflexo da enorme desigualdade social e econômica existente entre continentes, como o europeu e o africano.

Nascer na América Latina

No caso da América Latina, encontramos uma média de vida de aproximadamente 75 anos.

Nestas nações a mortalidade por doenças contagiosas pôde ser controlada. No entanto, houve um aumento na incidência de doenças emergentes e não transmissíveis que têm impacto na mortalidade da população, como no caso do câncer, das doenças respiratórias e das doenças metabólicas como a diabete e as cardiovasculares.

Muitos países das Américas ainda contam com uma infraestrutura sanitária precária, o que contribui com a falta de acesso adequado às populações de baixa renda e menos favorecidas, aos não cuidados médicos de caráter curativo, aos programas de medicina preventiva, assim como ao melhor tratamento das diversas doenças crônicas e a inclusão de programas de reabilitação que permitam o manejo adequado da incapacidade associada ao progresso e às complicações dessas doenças.

Fatores que incidem sobre uma população

Com o fim de aumentar a esperança de vida de uma população é importante realizar diversas intervenções para melhorar suas condições de vida e infraestrutura, assim como o acesso ao sistema de saúde.

Fatores como a disponibilidade de água potável, vacinação da população, acesso aos alimentos, possibilidade de realizar atividades recreativas e disponibilidade de um sistema de saúde equitativo e acessível são essenciais para que os habitantes possam viver mais e com maior qualidade de vida.

Imagem: Fotolia. valentinakru

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: